Semelhança é diferente entre o sacrifício de Jesus e de Isaque.
O sacrifício de Isaque, semelhanças e diferenças com Jesus na cruz. (VIII).
( Fé, enquanto Emunah/Písti).
Respondeu Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. E os dois iam caminhando juntos. (Gên 22:8). Este versículo é a resposta a pergunta de Isaque no versículo anterior.
Como vimos antes, Isaque era um homem com força e capacidade de lutar contra seu Pai. Ele não tinha problemas mentais, então quando ele perguntou para o seu pai sobre o cordeiro ele já tinha a ideia do que iria acontecer.
Se fosse no dia de hoje se um pai pedisse pro filho fazer um trabalho comum, este já se revoltaria e se o fizesse o faria no momento e no tempo que bem quisesse e não no tempo da necessidade da mãe ou do pai.
E muitos crentes fariam o mesmo, se Jesus O Cristo, lhe desse uma ordem na qual lhe custasse algo de sua paixão, e aqui estou falando de algo material este pediria sinais e mais sinais.
Já no caso de Abraão sua fé ia além da fé subjetiva e abstrata que muitos de nós ensinamos nas EBD e nas pregações. E a fidelidade de Isaque expressa a fidelidade que exala a viva confiança. Fé e confiança que Jesus O Cristo nos ensinou na obra da cruz.
E aqui começamos a entender o que é fé enquanto (אֱמוּנָה/Emunah;πίστη/Písti). Pois fé não é, e jamais foi positivismo ensinado pelos coaching. Fé é a viva e ativa confiança no Pai, fé é um conjunto de atributos e qualidade que nos leva fazer a vontade de Deus.
Isaque estava com medo e sua alma estava triste e assustada; Jesus também teve ansiedade e tristeza (Mt 26:38), Abraão também estava triste pois ia dar seu único filho amado. E estava fazendo isso por obediência e não para ganhar algo, seja material ou espiritual.
Aqui aprendemos que a verdadeira fé nos leva ao serviço, e um serviço onde o bem estar do próximo vem em primeiro lugar. Onde tudo que queremos de bom para nós, primeiro fazemos para o próximo, (Lc 6:31; Mt 7:12).
Eís o Amor Agápi em ação, que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.
(Molivars)