Em poucas palavras O QUE É A IGREJA
1 - O QUE É A IGREJA
Nós cristãos temos um livro texto, a Bíblia e quando vamos nos desviando das metas propostas pela B[íblia é necessário voltar a ela, à fonte, para estudar de novo o que ela disse a respeito de tal assunto. O estudo de um assunto bíblico, feito sem isenção ou partidarismo, vai sanar os problemas e mostrar como devemos fazer, segundo o coração de Deus.
O que é a igreja? O Novo Testamento faz uso da palavra ekklesia. Os escritores cristãos empregam o termo para descrever as reuniões de comunhão que vieram a existir após a morte e ressurreição de Jesus. Em geral, a palavra é traduzida por Igreja, no sentido universal, de igrejas domésticas e de reunião religiosa. Igreja é o ajuntamento dos cristãos, suas assembléias.
É necessário compreender o que não é igreja. O templo, o local geográfico, que chamamos de igreja, não é propriamente a igreja. Isso é importante, para que compreendamos que a igreja é composta pelos seguidores de Cristo, que se juntam em algum lugar. Emprestamos a palavra para o local de ajuntamento, mas igreja sou eu e você, seguidor de Cristo. "Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês?" 1 Coríntios 3:16
No livro: Uma igreja chamada Tov, o autor diz assim: "A igreja faz parte das boas-novas de Jesus. A missão de Jesus não consistiu apenas em salvar indivíduos. Ele criou um povo, uma comunidade, uma instituição para fazer brilhar em todo o mundo e em todas as partes da sociedade humana sua luz, verdade, paz e bondade perenes. Ele formou uma igreja e a tomou para si. Ela é sua noiva, seu corpo, seu povo, motivo pelo qual professamos no Credo Niceno que cremos em uma só igreja santa, católica e apostólica." Católica significa que é universal, para todos os povos e não está se referindo à Igreja Católica. E "apostólico" significa "construído sobre o ensino dos apóstolos" e não é uma declaração de apoio à sucessão apostólica.
1.1 - CREDO NICENO
Além do Credo dos Apóstolos (os escritos dos apóstolos, ou o Novo Testamento), o Credo Niceno é provavelmente o conjunto de declarações mais universalmente aceitas e reconhecidas da fé cristã. O Credo Niceno foi adotado pela primeira vez em 325 d.C. no Concílio de Niceia. O imperador romano Constantino convocou o Concílio de Niceia em uma tentativa de unificar a igreja cristã com uma doutrina, especialmente nas questões da Trindade e da divindade e humanidade de Jesus Cristo. O Credo Niceno diz o seguinte:
“Creio em um Deus, Pai Todo-poderoso, Criador do céu e da terra, e de todas as coisas visíveis e invisíveis.
“E em um Senhor Jesus Cristo, o unigênito Filho de Deus, gerado pelo Pai antes de todos os séculos, Deus de Deus, Luz da Luz, verdadeiro Deus de verdadeiro Deus, gerado, não feito, de uma só substância com o Pai; pelo qual todas as coisas foram feitas; o qual por nós homens e por nossa salvação, desceu dos céus, foi feito carne pelo Espírito Santo da Virgem Maria, e foi feito homem; e foi crucificado por nós sob o poder de Pôncio Pilatos. Ele padeceu e foi sepultado; e no terceiro dia ressuscitou conforme as Escrituras; e subiu ao céu e assentou-se à direita do Pai, e de novo há de vir com glória para julgar os vivos e os mortos, e seu reino não terá fim.
“E no Espírito Santo, Senhor e Vivificador, que procede do Pai, que com o Pai e o Filho conjuntamente é adorado e glorificado, que falou através dos profetas. Creio na Igreja una, universal e apostólica, reconheço um só batismo para remissão dos pecados; e aguardo a ressurreição dos mortos e da vida do mundo vindouro. Amém.” https://www.gotquestions.org/Portugues/Credo-Niceno.html
1.2 - QUANDO A IGREJA FERE
Precisamos voltar às raízes cristãs, quando vemos um movimento igual aos chamados "desigrejados" crescendo, onde uma grande ou total parcela de culpa está na igreja, pois só pode ser desigrejado quem um dia foi igrejado.
Trecho de Uma igreja chamada Tov, que bem poderia ser a igreja brasileira: " É evidente que a igreja não raro nos magoa, nos decepciona e até nos prejudica. Tanto a história quanto as manchetes atuais revelam uma igreja que pode ser uma instituição profundamente imperfeita, pecaminosa e desfigurada por atos de injustiça, corrupção, abuso, misoginia e opressão. A igreja americana contemporânea se encontra sob a influência destrutiva de brigas e divisões, culto a celebridades, líderes que não prestam contas a ninguém, ensinamentos falsos e superficiais, e um complexo industrial cristão formado em torno da ganância e da vaidade."
Sabemos de muitas situações que destroem o bom nome da igreja, onde pessoas não convertidas realizaram sob o nome de igreja pecados graves contra os seus próprios membros e contra a sociedade.
1.3 - A META DA IGREJA É FAZER DÍSCIPULOS
"Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém." Mateus 28:19,20"
Nos parece que muitas igrejas estão com um discurso totalmente equivocado, se a meta bíblica é fazer discipulos. Chegamos à triste constatação que o púlpito está caído.
1.4 - TRECHO DE: A TRISTE REALIDADE DA IGREJA EVANGELICA BRASILEIRA NOS DIAS DE HOJE
Parafrase minha, do texto do irmão Adriano Montes, o que quer dizer que usei muitas de suas ideias e mudei muitas palavras, frases inteiras, retirei algumas e acrescentei outras.
"FICO IMAGINANDO,
o que aconteceu, com nossas Igrejas, é muito triste o que vemos no cenário nacional, já parou para observar o comportamento das igrejas evangélicas no Brasil? Dizem que somos o povo do avivamento, que o Brasil é um celeiro de cristãos, com um potencial enorme para evangelizar o mundo! Será?
Realmente, o Brasil é uma das nações onde as igrejas evangélicas mais crescem, mas crescem em qualidade ou em quantidade? São números impressionantes, como dizem alguns, “números Evangelásticos”, e realmente impressiona, a forma como cresceu e cresce a igreja evangélica em nosso País, mais infelizmente, o que muito me entristece, é constatar que quanto mais cresce em números, menor é a qualidade de nossas igrejas e consequentemente dos nossos irmãos que seguem igrejas pobres e desnutridas espiritualmente, templos muitas vezes riquíssimos belos e imponentes, mais espiritualmente doentes, que geram crentes doentes.
Vemos igrejas pregando uma prosperidade louca, que gera um monte de cristãos egoístas, correndo em busca de uma riqueza material, que se não alcançam, logo abandonam a fé, frustrados por não conseguir o que buscavam, muitas das vezes taxados por culpados por seus lideres, que afirmam, que se não conseguiu é porque não tem fé.
Outros em busca de um milagre urgente em Igrejas que vivem de explorar o desespero das pessoas que sofrem a dor de uma doença, muitas das vezes desenganadas pela medicina. Deus realmente cura, ele é misericordioso e cura a pessoa independentemente de quem está orando por ela, o problema é que os pregadores esqueceram, ou não aprenderam que o evangelho que deve ser pregado é o evangelho da salvação, e não o da cura. Dizem errado que a igreja é um hospital, não é. Num hospital a pessoa é curada e vai embora, a igreja é uma comunidade para a vida toda.
De outro lado vemos igrejas pentecostais enfatizando demais a busca do inacreditável, emocionante e sobrenatural. É óbvio que o sobrenatural acontecerá sempre em nosso meio, mas não pode ser o principal motivo de nosso culto, que deve ser racional, da m,aneira que está é só emocionalismo barato e pouca salvação, não dá para viver um evangelho assim, no culto pentecostal geralmente, os crentes se preocupam demais, em ver o sobrenatural, ser arrebatado, entregar ou buscar uma profecia, falar em línguas, sapatear, pular, fazer aviãozinho, e outras coisas mais, ou seja, queremos um culto extraordinário, que nos satisfaça e nos encha de paz e alegria, para sairmos renovados, mas que na verdade só está enchendo o ego de alguns. E a salvação? E os perdidos, como ficam?
E as igrejas históricas e tradicionais, que em busca de um “avivamento” que muitas das vezes não tem nada de espiritual, estão se perdendo também nesse cenário evangélico da atualidade. A Bíblia não promete um avivamento antes da Volta de Cristo, mas uma Apostasia, a queda da fé, o crescimento do pecado. Em busca de um uma “renovação,” muitas acabam se perdendo em meio a shows, louvorzão e outras bobeiras mais. Renovação é conversão pessoal e consequentemente coletiva e não emocionalismo vazio.
E vemos tanto emocionalismo. Profetas emocionados profetizando coisas como: Daqui a uma semana Deus vai fazer, passa o tempo, os anos e nada acontece. Pregadopres que pregam, e pregam e as suas mensagens vazias de conteúdo, de Deus, não converte ninguém. Esqueceram de aprender a parte que devemos fazer díscipulos para Cristo.
O problema é que a Igreja, seja ela Reformada, histórica, tradicional, pentecostal, neopentecostal ou o que for, ela precisa saber, que o papel da igreja, é ganhar almas para Cristo. E o problema está baseado fortemente em que as igrejas não estão pregando o verdadeiro evangelho. O pulpito está caído, a pregação deveria ser expositiva, isso é ler e pregar o texto bíblico. O pregador precisa ser interpretativo. Nós pregadores interpretamos a Bíblia para aqueles que ainda não compreendem tudo o que comporta a igreja, a Bíblia, Deus e a vida de fé.
Estão se esquecendo de dizer que só Jesus Cristo salva, porque pensam eles: “não da ibope”. A Bíblia, pura, só a palavra de Deus, não dá ibope. Que triste. Os pregadores de hoje, estão querendo dizer o que o povo quer ouvir, e não o que o povo precisa ouvir, estão pregando um evangelho barato, que não converte. Precisamos voltar a pregar o evangelho, que transforma, que confronta de frente o pecador, que faz o homem reconhecer o seu estado original, de pecado, que o manda se arrepender, quer dizer, mudar o rumo da vida e andar, obedecer a Cristo. O grande problema, é que esse tipo de pregação, salva o perdido, mais não dá retorno financeiro."
1.5 - A IGREJA, PROJETO DE DEUS
E eu te digo, a ti, que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. E eu te darei as chaves do reino dos céus. E tudo o que ligares na terra será ligado também nos céus, e tudo o que desatares na terra será desatado também nos céus (Mt 16, 16-19).
Nós, os cristãos somos a igreja. Mas chamamos também de igreja o local onde nos reunimos para adoprar ao nosso Deus. A ideia de fazer igreja é cultuar a Deus, Pai de Jesus Cristo. O nosso culto deve então ser cristocêntrico, voltado para Cristo, se entendemos que ele é a chave de toda a Bíblia. Nossa pregação deve ser explicar a Bíblia, a palavra de Deus as pessoas, com vistas a que elas se convertam. Então doutrinar, ou ensinar com vistas à copnversão não é o mesmo que agradar. Igreja não é local de show, é local de ensinamento de como se portar frente às nossas mazelas, como obter respostas em Deus e como ganhar outros para Cristo. Nada mais equivocado no mundo do que na hora da pregação relatar um, testemunho pessoal. Não fomos chamados para falar de nós, mas de Cristo. Quando o pregador fala de si, ele equipara a sua vida com o evangelho, o que é uma aberração. Outro equivoco, considero um erro mesmo, na hora da pregação a pessoa ficar falando em linguas, o que a Bíblia proibe se não houver interpretação. É proibido, não faça, não pode.
2 - SACRAMENTOS
Sacramento significa, para a grande maioria das confissões, denominações ou ministérios cristãos, como um sinal ou um gesto divino instituído por Jesus Cristo, cuja observância deve receber reverência por parte do fiel. Como disse, um sacramento é uma observância religiosa, algo que o fiel deve fazer.
2.1 - BATISMO NAS ÁGUAS
O grande texto bíblico sobre Batismo nas àguas é Romanos 6.
1 Que diremos então? Continuaremos pecando para que a graça aumente?
2 De maneira nenhuma! Nós, os que morremos para o pecado, como podemos continuar vivendo nele?
3 Ou vocês não sabem que todos nós, que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados em sua morte?
4 Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova.
5 Se dessa forma fomos unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente o seremos também na semelhança da sua ressurreição.
6 Pois sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado seja destruído, e não mais sejamos escravos do pecado;
7 pois quem morreu, foi justificado do pecado.
8 Ora, se morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos.
9 Pois sabemos que, tendo sido ressuscitado dos mortos, Cristo não pode morrer outra vez: a morte não tem mais domínio sobre ele.
10 Porque morrendo, ele morreu para o pecado uma vez por todas; mas vivendo, vive para Deus.
11 Da mesma forma, considerem-se mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus.
12 Portanto, não permitam que o pecado continue dominando os seus corpos mortais, fazendo que vocês obedeçam aos seus desejos.
13 Não ofereçam os membros dos seus corpos ao pecado, como instrumentos de injustiça; antes ofereçam-se a Deus como quem voltou da morte para a vida; e ofereçam os membros dos seus corpos a ele, como instrumentos de justiça.
14 Pois o pecado não os dominará, porque vocês não estão debaixo da lei, mas debaixo da graça.
15 E então? Vamos pecar porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De maneira nenhuma!
Num simbolismo que Cristo desceu à morte, somos mergulhados na água, ou simbolicamente afogados, para como Cristo resssuscitou, somo tirados da água, no simbolismo de que agora somos nova pessoa, o nosso velho eu morreu, simbolicamente. Batismo nas águas é um passo de fé, que diz que publicamente agora sou cristão, para sempre. Não existe não cristão, ou não filho de Deus mais, existe cristão desviado da fé e filho rebelde, mas uma vez feito cristão o é para sempre, assim como filho sempre é filho, por isso que o desviado está numa posição que se houver arrependimento, desejo de não pecar mais e voltar a caminhar com Deus, é só orar e parar de pecar, pois arrepender é andar em outra direção. para arrepender não é necessário nem orar, é só andar caminho contrário do pecado e buscar a santidade. Pedir perdão a Deus pelo pecado cometido é outra coisa. O nosso pecado ofende a Deus, e devemos nos consertar com Ele e voltar à sua presença. Eu posso me arrepender, parar de pecar, e ainda assim não estar agradando a Deus, pois não "conversei" com ele, não pedi perdão e desejei do fundo do coração que ele volte a ser o meu Deus.
LEIS OPOSTAS - Observe o texto bíblico, que fala que existem duas leis opostas, a Lei do Pecado e a Lei da Graça. O pecado é uma Lei, isso é, não é questão de ter força de vontade e parar de pecar quando se quer parar, naõ funciona assim. O pecado é escravizante e a pessoa que acaba entrando no pecado, caiu numa lei espiritual e agopra só uma lei espiritual maior, mais forte, pode tirar a pessoa daquela situação. A Lei da Graça funciona para quem deseja realmente sair do pecado. Observe que Deus não pode ver o pecado, segundo o que diz a Bíblia, Cristo está hoje no Céu intercedendo por nós, então quem é que vai fazer o "serviço sujo" de ir buscar o pecador na sua sujeira: o drogado no ponto de drogas, a prostituta no hotel, o ladrão no sue trabalho? É o Espírito Santo. O Espírito Santo pé o que ouve a oração do pecador, enquanto ele está todo sujo, enlameado de pecado e trata de o ir limpando, lavando, santificando. Sempre teremos a chance, a oportunidade, de orar e pedir perdão a Deus, se desejarmos de coração. Na verdade, é antes o Espírito que nos toca a pedir perdão, colocando o desejo em nós de santidade, de não pecar mais. Orar é só obedecer a vontade que ele já tem para nós.
O SEGREDO PARA NÃO PECAR
Se alguém está espiritualmente na Lei do Pecado que está operando na sua vida, praticando o pecado, precisa entrar na lei da Graça, praticando a santidade. Para sair do pecado a primeira coisa que deve fazer, o grande antídoto que Pedro nos ensinou com grandes letras é:
"11 Amados, insisto em que, como estrangeiros e peregrinos no mundo, vocês se abstenham dos desejos carnais que guerreiam contra a alma." 2 Pedro 2.11
O segredo contra o pecado é abster-se, não fazer, não realizar. A grande orientação de Pedro contra o pecado é nem fazer. Em geral vemos as pessoas orando depois que já praticaram o pecado, ou enquanto nele. Mas Pedro orienta para nem realizar o pecado. O segredo é abstar-se, deixar passar a oportunidade, não ir atrás, não fazer. Pra isso devemso estar buscando a Deus, para ele nos dar forças para não praticar o mal. Quem está com o problema do pecado, deve orar mais, jejuar mais, ler e estudar mais a Bíblia, ir mais para a igreja, evitar tudo o que lembre o seu pecado, fugir dele, "abster-se", "não realizar". O segredo para não pecar é não pecar. Resista ao desejo, peça forças a Deus e ele vai dar.
2.2 - CEIA
O grande e obrigatório livro de John Stott, A Cruz de Cristo, nos fala que a igreja é a Comunidade da Mesa. Somos uma comunidade agora reunida em volta de uma mesa, para dividir a nossa Ceia, o nosso alimento com o próximo. O grande texto sobbre a Ceia é 1 Coríntios 11:23-30
23Pois recebi do Senhor o que também entreguei a vocês: Que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão
24e, tendo dado graças, partiu-o e disse: "Isto é o meu corpo, que é dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim".
25Da mesma forma, depois da ceia ele tomou o cálice e disse: "Este cálice é a nova aliança no meu sangue; façam isto sempre que o beberem em memória de mim".
26Porque, sempre que comerem deste pão e beberem deste cálice, vocês anunciam a morte do Senhor até que ele venha.
27Portanto, todo aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será culpado de pecar contra o corpo e o sangue do Senhor.
28Examine-se cada um a si mesmo e então coma do pão e beba do cálice.
29Pois quem come e bebe sem discernir o corpo do Senhor come e bebe para sua própria condenação.
30Por isso há entre vocês muitos fracos e doentes, e vários já dormiram.
31Mas, se nós tivéssemos o cuidado de examinar a nós mesmos, não receberíamos juízo.
32Quando, porém, somos julgados pelo Senhor, estamos sendo disciplinados para que não sejamos condenados com o mundo.
33Portanto, meus irmãos, quando vocês se reunirem para comer, esperem uns pelos outros.
34Se alguém estiver com fome, coma em casa, para que, quando vocês se reunirem, isso não resulte em condenação. Quanto ao mais, quando eu for darei instruções a vocês.
A CEIA MAL COMPREENDIDA
A Ceia era uma almoço em comum, para a igreja primitiva, a primeira igreja de Atos dos Apóstolos. Com o tempo ganhou o simbolismo dos elementos vinho e pão. O simbolo do pão nos fala de alimento físico, para o corpo, e alimento espiritual para a alma. Jesus é o pão que desceu do Céu, ou Jesus é o Maná.
O SIMBOLISMO DO PÃO E DO VINHO
O PÃO - O Maná caia no ajuntamento no deserto de domingo a sexta-feira, no sábado não tinha, então na sexta caia porção dobrada. O simbolismo é que precisamos do pão do sábado, o nosso maná, Cristo o nosso descanso. Existem vezes qem que estamos pesados, complicados e precisamos de Cristo no sábado, que é mesmo o dia de buscar a Deus, na comunidade do deserto. Preciso no sábado descansar no sábado que é Cristo. Porém existem vezes em que preciso de Cristo na sexta-feira também e também no sábado. Em outras ocasiões preciso de Cristo na quinta, na quarta, e preciso descansar, ou entrar na presença de Deus ao meio-dia, outras vezes, preciso de cristo, além de meio-dia, as nove da manhã, e as oito e quarenta e cinco e as oito e dois minutos. Tem vezes que precisamos de Cristo no sábado do Senhor, mas já no primeiro dia da semana, no domingo. Só no sábado não deu. E tem vezes que entrei no descanso em oração e jejum e assim que acaba a minha oração e jejum eu preciso entrar imediatamente novamente em oração e jejum. Tem vezes que preciso desse pão todo dia, toda hora, todo minuto. Há vezes que preciso andar espiritualmente no descanso do Senhor, vinte e quatro horas, pois não estou resistindo as minhas lutas diárias.
Comer do pão fala de prosperidade, alimento para a vida, para as necessidades diárias. O pão nos leva apensar no trabalho, tomar a Ceia e comer o pão é abençoar o seu trabalho, o seu ganha pão, também.
O VINHO - Quando Jesus disse que almeja também beber do vinho, com a igreja, no final dos tempos, ele apontou escatologicamente um simbolismo da Ceia. A Ceia aponta para julgamento e para o futuro. Tomamos Ceia para não sermos julgados e não devemos não tomar. Tomamos para a nossa saúde e quem mais precisa da Ceia, ou do alimento, ou do remédio, é quem está mais precisado. Um pecador pode tomar a Ceia? Desde que ele seja cristão, já batizado nas águas e está pedindo perdão a Deus e deseja de coração sair do pecado, a Ceia para ele vai servir como alimento, remédio para ter vitória sobre o seu pecado. O primeiro milagree foi Jesus transformar água em vinho, apontando uma novo tempo, uma nova escolha, uma outra noiva. na Bíoblia o vinho aponta para festa, vida alegre. O vinho na Ceioa aponta também para festa em comum com os irmãos.
O GRANDE ERRO NA CEIA
No texto de Coríntios, temos alertas perigosos, Paulo disse que havia fracos e doentes e até os que morreram, por tomar a Ceia desordenadamente. Devemos nos examinar ao tomar a Ceia, para não sermos julgados e condenados. E aqui temos uma excelente explicação sobre as nossas provações:
"31Mas, se nós tivéssemos o cuidado de examinar a nós mesmos, não receberíamos juízo. 32Quando, porém, somos julgados pelo Senhor, estamos sendo disciplinados para que não sejamos condenados com o mundo." 1 Corintios 11.31-32
Somos disciplinados hoje pelo Senhor, através das provações, para não sermos julgados no futuro. Nossas provas tem então gosto de vitória. Sofremos hoje, para não sermos condenados.
Paulo vai além, as pessoas estavam adoecendo espiritualmente e alguns até morrendo na fé, por não discernir que "quando vocês se reunirem para comer, esperem uns pelos outros." Havia relatos de pessoas que iam com muito alimento na Ceia e não dividia com aquele que nada tinha. A Ceia, então, não fala só sobre o momento da Ceia, do sacramento da ordenança, mas ela fala sobre saber que um irmão está desempregado e você não fazer nada, que alguém está descamisado, nu, com fome e não fazermos nada. É fácil observar quando alguiém está passando provas financeiras, olhe sua roupa, olhe seu sapato. Um homem que vai de chinelo ao culto, ou com um sapato rasgado, velho, ou com as roupas caíndo aos pedaços aponta a necessidade que precisa ser resolvida. Uma mocinha que vai com a mesma roupa, é porque não tem outra. Não ajudar o outro, nos condena. Crente que não carrega a cruz do proximo não está fazendo a obra corretamente. Como diz a Bíblia, não deveria haver entre nós pobres. A comunidade da cruz, da ceia, da mesa, é a comunidade da divisão.
Reconheço, entretanto que não dá para ajudar como gostaríamos a igreja do proximo, ou o proximo, mas podemos fazer o melhor na nossa igreja. Levar cestas básicas para pessoas no centro da cidade é muito bonito, mas e os necessitados famintos da sua igreja. Os da esquina da rua da igreja. Se não ajuda nem a rua onde está a igreja, ajudar os de longe me parece hipocrisia.
A Ceia aponta que não ajudar o proximo nos condena. " 20 De sorte que, quando vos ajuntais num lugar, não é para comer a ceia do Senhor. 21 Porque, comendo, cada um toma antecipadamente a sua própria ceia; e assim um tem fome e outro embriaga-se. 22 Não tendes porventura casas para comer e para beber? Ou desprezais a igreja de Deus, e envergonhais os que nada têm? Que vos direi? Louvar-vos-ei? Nisto não vos louvo."
2.3 - MATRIMÔNIO
Deus instituiu o casamento, unindo Adão e Eva. Porém com o tempo as pessoas cumprem o papel social de casar no cartório, que é válido para a igreja, socialmente, mas não espiritualmente. A maioria das igrejas não ligam muito se a pessoa não casar na igreja, desde que esteja casada no cartório. Parece correto, mas essa pratica não recebe a benção do pastor, a oração dos familiares e principalmente, não é apresentado o casamento a Deus.
Só é permitido morar maritalmente, ter relações sexuais, desde que sejam casados, um homem e uma mulher, mais que isso não é bíblico e é condenável pela igreja. Temos casais nas igrejas que não são casados nem no cartório e nem na igreja e tem filhos e vivem juntos. Precisa se acertar com Deus. Hoje temos casamento social, onde se a pessoa não tiver dinheiro para casar no cartório, o Estado paga. Casal juntado, não casado, não pode tomar Ceia e consequentemente não pode ter nenhum trabalho na igreja enquanto não casar.
Mas o que acho pior, não é não trabalhar na igreja, mas é não ter a benção de Deus sobre si. A casa, a familia, não tem a benção de Deus e alguns acha que está tudo bem, não está. Por que não quer casar na igreja, é um mistério. Não casar no cartório é perder todas as vantagens sociais e não casar na igreja é perder a unção da benção sobre a familia.
2.4 - UNÇÃO DOS ENFERMOS
14 Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor; 15 e a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. Tiago 5.14-15
A igreja evangelica fala sobre dois sacramentos, mas tanto o matrimônio, quanto a unção dos enfermos devem ser citados. As pessoas devem casar na igreja e receber a benção espiritual de Deus e o doente deve receber a imposição de mãos para ser curado.
A Bíblia não mostra outra maneira de cura a não ser essa, a unção do enfermo, acrescido um bônus ainda, que se tiver pecado, talvez sendo esse o causador da doença, ou o que está permitindo ser tocado espiritualmente, será perdoado. Quem pode orar pelo doente? Qualquer cristão praticante. Como é feito isso:? O cristão pega um pouquinho de óleo, coloca na testa do doente e ora pedindo a cura. O cristão não deve ter dúvidas da cura da pessoa, pois o texto não traz duvidas. A oração da fé salvará o doente e o Senhor o levantará. Se diz que isso vai curar, então vai. Depois da oração, se a pessoa for curada milagrosamente, ou através de remédios, acompanhamento ambulatorial, ou por outros meios, ainda assim, foi Deus quem proporcionou o caminho da cura. Devemos ungir, impóndo as mãos, sobre todos os doentes e entregá-os a Deus. E como eu falei de bônus, vou dar um ai: O desemprego é tido como uma doença social e se é uma doença, pode ungir o doente social, para ele ser curado e conseguir o seu emprego.
3 - DONS
A Bíblia fala dos dons, ou capacitações espirituais. Temos os dons de poder, operados, ou dirigidos pelo Espírito Santo (1 Corintios 12), dons do ministério, de Cristo (Efésios 4:7-14), e dons gerais, de Deus (Romanos 12.6-8).
Precisamos alertar que não medimos os cristãos pelo dom que ele tem, mas sim pela sua conversão, pela mudança de sua natureza. (Gálatas 5). Não nos mostre seu dom para sabermos se você é convertido ou não, mas mostre as mudanças na sua natureza. E cada dia que passa, se a pessoa está a cada dia se expondo mais a Deus, indo a igreja, aprendendo cada vez mais, santificando cada vez mais, ela deve ir melhorando a olhos vistos e não piorando. Um crente velho, com características duvidosas precisa se converter. Como a pessoa vai ficando velha no evangelho e vai piorando? Algo está errado.
A lista dos dons do Espírito, não extingue outros dons, mas nos parece que foram colocados em uma ordem, dons de cura, dons da palavra, dons de revelação. Os dons de ministério apontam que para ser obreiro e governar a igreja precisa de capacitação, chamado para isso.
Sobre os dons de Deus (Romanos 12), observe que ele fala sobre profecia, ministério, ensino, exortação que é animar as pessoas (isso é dom?), repartir, que é ajudar o proximo (isso é dom?). Ai ele fala sobre uma lista que de outra maneira não alinhariamos a dons de maneira alguma, mas aqui assumem o peso de um dom: misericordia, amor, esperança, hospitalidade, abençoar o proximo, cohorar com os que choram e por ai vai. O que nos da a entender que toda capacitação de Deus, toda empatia é um dom. A empatia, sentir a dor do outro, é um dom. Então, tem mais dons do que a gente pensa.
Falar de dons é falar também dos obreiros. Aquele que tem o dom, deve compreender que o dom não é para si, mas para o proximo, então devemso ser fiéis em orar, em ministrar, aquilo que Deus quer que oremos, que façamos, do jeito dele. Mas sem perder a ideia que devemos ter uma ordem, uma organização humana. Acho aconselhável uma lista de afazeres diários da igreja, como quem vai abrir o culto aquele dia, ou quem vai pregar. A igreja deve levantar obreiros e não ficar trabalhando com obreiros de outras igrejas. Acho um erro ficar chamando gente de outra igreja para pregar na sua. Ensine seus obreiros a pregar, a serem professores de Escola Dominical, a orar pelas pessoas. Ensine-os ministerialmente a pagar as contas, pensar como lideres, sobre o que a igreja precisa fazer, ou pagar.
Obreiro tem que ser alguém ensinado a ser obreiro.
3 - DISCIPLINA
Hoje praticamente não falamos de disciplina. Nos tempos bíblicos só havia uma igreja, ou a pessoa estava na unica igreja, ou não estava em nenhuma. Hoje temos uma confusão de denominações que não prestam contas a ninguém. Abre-se uma igreja na esquina, fazem uma liturgia do jeito que querem, muitas vezes com elementos sem base bíblica e como não estão aliados a ninguém para prestar contas, são déspotas, ditadores da fé, muitas vezes. Hoje as pessoas não querem ser disciplinadas, sendo mais fácil atravessar a rua e ir para outra igreja. O problema é que temos pessoas indisciplinadas caminhando e uma igreja para outra. Acho uma boa pratica ir testando um cristão novo na igreja, vindo de outro lugar, durante alguns meses, antes de dar algum trabalho a ele. Na igreja primitiva eles iam com uma carta de recomendação e eram inseridos na hora na igreja, hoje nem falamos sobre o assunto. Precisamos repensar esse assunto urgentemente.
5 - O FUTURO ESCATOLÓGICO DA IGREJA
Por fim, observamos que a igreja é um organismo escatológico -palavra que trata do fim dos tempos - que fundada por Cristo, passando pela história, pela Idade Média, pela Idade Moderna, pela Pós-Modernidade, onde estamos, vai para a eternidade desconhecida até então para nós. Cristo prometeu voltar e buscar a sua igreja. Então qualquer povo, nação, ou raça, precisa se tornar igreja para ser salvo, o que diz que Israel para ser salvo precisa ser igreja. Não vai haver no futuro o povo de Israel salvo e a igreja, vai ter a igreja, que também contém o povo de Israel.
Amém
Fique na paz