Um pouco sobre a origem da páscoa.
Só pra entender, páscoa Cristã e páscoa judaica.
O povo Hebreu está em comemoração do " pessach" (páscoa),a libertação do povo Hebreu da sombra escura da escravidão que o Egito impunha sobre o ombro do povo escolhido.
Essa comemoração começou no dia 22/04 e segue até o dia 30/04. O povo Hebreu recebeu a ordenança do Eterno Criador em: Este mês será para vós o princípio dos meses; este vos será o primeiro dos meses do ano. (Êxo12:2 ler todo capítulo).
Um aviso aos unilaterais: "Não estou aqui passando uma prática judaizante." Até porque Cristão é Cristão e Judeu é Judeu. Estou ensinando de onde realmente nasceu a páscoa ( סדר פסח/ Seder pessach).
E para ensinar a história da páscoa temos que saber onde realmente se originou. E aqui segue a diferença da páscoa Cristã e da judaica.
A páscoa judaica comemora a libertação da escravidão opressora de um Faraó na materialidade e nos prazeres do Egito, para a formação de uma nação sacerdotal na liberdade sob a luz de Adonai.
A páscoa Cristã comemora a liberdade da opressão da culpa escura e barrenta da materialidade egoísta e do pecado .
Ou seja, num tempo, um povo foi libertado na terra para a terra prometida; os Hebreus . Noutro tempo veio ao mundo a obra da cruz nos libertando na terra para a vida na eternidade dos céus. O importante é que toda salvação adveio do Pai que é o Amor.
(Molivars).