Os Crentes Cristãos e o esclarecimento.

Há cerca de 2.5 bilhões de pessoas adeptas ao cristianismo. Grande parte desse contigente, frequenta alguma igreja, e, são, de certa forma, doutrinados com base no conteúdo da Bíblia.

A dúvida é, dentro dessa população cristã, qual é o percentual de pessoas que realmente entende o que Bíblia ensina. A pergunta é pertinente, porque considerando que um grande número de pessoas não entende o que a Bíblia ensina, essa condição direciona a sociedade para uma condição precária sobre o padrão de comportamento de quem se declara cristão.

Ao observar a sociedade formada por pessoas cristãs, é possível perceber que a maioria possui um conhecimento raso ou nulo quanto aos princípios bíblicos básicos. E, a alguns argumentam que o fundamento mais importante para se levar uma vida cristã é a fé. Logo, isso quer dizer que apenas com o exercitar da fé é o suficiente para viver e obter as bençãos almejadas.

Concordo que fé pode ser uma convicção pessoal que transcende a razão e se baseia na confiança em Deus. Mas, o ponto aqui é qual é a intensidade, profundidade e consciência de sua fé. A Fé do cristão está fundamentada sobre quais princípios? Se parar para analisar e refletir sobre o conteúdo bíblico, nela não consta que a fé seja o único exercício pessoal a ser realizado para se obter o que deseja. Uma referência bíblica que fala sobre fé e atitude está em Tiago 2:14-17.

"Meus irmãos, que adianta alguém dizer que tem fé, mas não tem obras? Acaso a fé pode salvá-lo? Se um irmão ou irmã estiver necessitando de roupas e do alimento de cada dia e um de vocês lhe disser: ‘Vá em paz, aqueça-se e alimente-se até satisfazer-se’, sem porém lhe dar nada, de que adianta isso? Assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta."

Em outras palavras, a fé genuína se manifesta através das obras e do amor ao próximo. Isso implica em colocar em prática os princípios e ensinamentos da fé, agindo em conformidade com eles no dia a dia e demonstrando esse comprometimento por meio de boas ações e serviço aos outros.

Ao perguntar qual é o tema central da Bíblia, talvez, um grande número de cristãos não consiga oferecer uma resposta simples e pontual. Pois bem, uma possível resposta à essa pergunta poderia ser: o Reino de Deus.

Dizer que o tema central da Bíblia é o Reino de Deus, tem sentido, pois reflete a mensagem central das Escrituras sobre o governo soberano e o reinado de Deus sobre toda a criação. Ou, isso é o equívoco?

Para ser um crente cristão é importante possuir conhecimentos bíblicos básicos, para o seu próprio beneficio e para não se deixar enganar por líderes crentes cristãos que despejam argumentos que parecem lógicos à primeira vista, mas que, na realidade, são enganosos, pois contêm erros de raciocínio, manipulação de informações ou falta de evidências sólidas para sustentar suas conclusões apresentadas em seus discursos.

Paulo Kosta
Enviado por Paulo Kosta em 26/04/2024
Código do texto: T8050125
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.