Na cruz a água da purificação.
Água da purificação, sangue da salvação.
Mas um dos soldados lhe abriu o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água. (João 19:34).
Aqui João relata a água da vida que verteu do corpo de Jesus. E ao ver isso lhe veio à mente o que o profeta disse em (Zac 12:10), e o que o salmista disse em ( salmos 34:20).
Duas coisas interessantes vemos ao estudarmos com mais profundidade a passagem, água no grego não nos diz muita coisa mas no hebraico é diferente ( מַיִם/maym), isso nos remete a Gênesis/bereshith, e a palavra,(השָׁמַ֫יִם/hashamayim), ou seja céus.
Na gramática hebraico as palavras tem um shoresh que compõe a ligação com a outra. E aqui começamos a entender a ligação da água com os céus de onde o Pai nos criou, e a água vertida de Jesus O Cristo, na cruz é a ligação das nossas almas ao céu.
E sangue (דָּם/dam), representa a limpeza da maldição que os primeiros humanos (הָאָדָם/Håådåm) trouxe com o pecado da desobediência.
Lembremos que no hebraico cada palavra na bíblia tem um significado para ser entendido, e não para ser suposto. Então o sangue e a água são a consumação da limpeza e do passaporte para voltarmos ao reino do Pai.
Por isso todo aquele que crer e praticar os ensinamentos de Jesus O Cristo (Yeshuah Hamåshyach), entendendo o que escreveu o salmista,(SL 34), e ter o bom ânimo de bendizer mesmo nos momentos difíceis e de aflições terá a vitória da vida eterna.
E poderá realmente falar: Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. (2 Tim 4:7). Que cada medite e entenda sempre tendo o amor de Cristo Jesus como árbitro de seu coração.
(Molivars)