Kalah a noiva na cruz

Hisopo é um símbolo da salvação para todos os que crêem.

Estava ali um vaso cheio de vinagre. Puseram, pois, numa cana de hissopo uma esponja ensopada de vinagre, e lha chegaram à boca. (João 19:29). Aqui tem algo interessante e uma mensagem para poucos entenderem.

É comum vermos pregadores e teólogos dizerem que a cana de hisopo,(ὕσσωπος/ýssopos;אֵזוֹב /ezob), é o sinônimo de uma lança, que serviu como alongador para alcançar a boca de Jesus, mas aqui João ao escrever tem em mente o acontecido em, ( Exô 12:22).

Onde Adonai orienta o seguinte : Então tomareis um molho de hissopo, embebê-lo-eis no sangue que estiver na bacia e marcareis com ele a verga da porta e os dois umbrais. (Êxodo 12:22a). Ou seja, o hisopo é o símbolo da obediência que salva os escolhidos, aqui os que crêem.

E aqui o Salvador toma o vinagre trazendo à tona o plano de salvação do Pai, para o mundo. E depois de tomar o vinagre no talo de hisopo Ele pronuncia a frase, (tetelestai/τετέλεσται;כָּלָה/kalah), um grito de vitória.

O interessante é que no hebraico, ( כַּלָּה/kalah), é a mesma palavra para noiva. Ou seja, na obra da cruz a noiva é constituída de forma plena e completa. A beleza da noiva imaculada com sua vestimenta branca e suas jóias são consumadas na cruz.

O amor venceu na cruz, transformando a coroa de espinhos na tiara da noiva que é adornada com o véu da água cristalina da vida. Eís um pouco do mistério revelado na cruz.

É para este mistério de vida que Jesus O Cristo, ( Yeshuah Hamåshyach), nos chama todos os dias. Cabe a cada um escolher, sempre tendo o amor de Cristo Jesus como árbitro de nossos corações.

(Molivars)

Molivars
Enviado por Molivars em 30/03/2024
Código do texto: T8030880
Classificação de conteúdo: seguro