Afinal, Jesus Cristo tinha ou não religião?

O Facebook e outras redes sociais, creio eu pela chamada Semana Santa, estão tomadas por post's, dizendo que Jesus Cristo de Nazaré, não tinha ou não fundou nenhuma religião.

Não sou religioso, mas me espanta as pessoas desconhecerem a história do principal ícone da religiosidade humana. Jesus Cristo foi um homem que nasceu, viveu e morreu no contexto do Judaísmo do século I. Suas práticas e ensinamentos estavam enraizados nessa tradição.

Assim, não é correto dizer que ele não tinha religião. Jesus frequentemente dialogava e, em alguns casos, questionava interpretações e práticas dos líderes religiosos judaicos de seu tempo. Praticava o Judaísmo., participava das festas judaicas, ensinava nas sinagogas e cumpria as leis judaicas. Os Evangelhos, que são as principais fontes sobre sua vida e ensinamentos, frequentemente o mostram engajado em debates com outros judeus sobre a interpretação da Torá (a Lei judaica) e outras questões religiosas e sociais.

O Judaísmo não era monolítico; havia diversas correntes de pensamento e práticas dentro dele, como os fariseus, saduceus, essênios, e zelotes, cada um com sua própria interpretação das Escrituras e da lei judaica. Jesus, em seus ensinamentos, muitas vezes dialogava com essas correntes, enfatizando a importância do amor, da misericórdia e da justiça social.

Daí nasceu o cristianismo, ou seja, a partir da vida, morte e, conforme acredita a maioria, ressurreição de Jesus, seus seguidores começaram a formar comunidades que, embora inicialmente dentro do Judaísmo, gradualmente se distinguiram como um movimento separado. Esse processo não foi imediato nem uniforme, mas envolveu complexas dinâmicas sociais, teológicas e políticas, especialmente à medida que o movimento começou a incluir gentios (não-judeus). O cristianismo, como hoje conhecido, nasceu dessas comunidades, interpretando e propagando os ensinamentos de Jesus dentro de novos contextos culturais e religiosos.