RESSURREIÇÃO

 

A ressurreição de Jesus Cristo é o evento mais importante da história. É a prova definitiva de que Ele é o Filho de Deus e que venceu a morte.

 

Para os que se arrependeram e que creem, a Ressurreição de Cristo é a vitória sobre a morte, somos coparticipantes dessa vitória, isso traduz que já vivemos a vida eterna, não morreremos, seremos transformados desse corpo corruptível para incorruptível. A Ressurreição é bela pois o belo revela a verdade, não tenho palavras para expressar a não ser “Belo”, um dos seus significados de Belo é o brilho ou esplendor da verdade.

 

Qual o conceito de belo de acordo com a filosofia? Belo é o ideal da perfeição só podendo ser contemplado em sua essência por meio de um processo de evolução filosófica e cognitiva do indivíduo por meio da razão, que lhe proporcionaria conhecer a verdade harmônica do cosmo. Segundo Aristóteles, “o belo é o esplendor da ordem”, inerente ao homem.

 

O que é belo para Descartes? Tendo Deus como ideal de perfeição, e tendo o belo como aquilo de mais perfeito existente na natureza, pode-se afirmar que é através da ideia de perfeição absoluta que Descartes pode experimentar o belo.

 

Isto posto eu digo com toda a minha alma, com todo o meu intelecto com toda as minhas forças, que Cristo é Belo, a sua Ressurreição vencendo a morte é Bela, a Salvação é Bela, viver a Eternidade salvo do tormento eterno é mais que Belo, é Belíssimo. É com esse espírito que gostaria de compartilhar esse assunto.

 

A Pascoa foi a libertação do povo de Israel do Egito e a ressurreição de Cristo se deu justamente na Pascoa nos libertando da escravidão da lei e do tormento eterno nos introduzindo na era da Graça. Para a salvação do homem, crer na ressurreição de Jesus Cristo é fundamental. Quem não crê está rejeitando o filho, a sua divindade e sua vinda ao mundo para redimir a humanidade do pecado. Muitos dizem ser o Natal a data magna da cristandade, mas para os verdadeiros cristãos a data magna dos cristãos é a Pascoa, onde comemoramos a Ressurreição de Cristo, que foi vitória de Jesus Cristo sobre a morte, Ele venceu a morte Ele ressuscitou e vivo está.

 

Tudo estava Programado por Deus.

Toda a nossa fé é baseada na ressurreição, é a base fundamental da fé cristã. Sem ela, a fé cristã seria simplesmente mais uma entre muitas outras crenças. Não foi por acaso que a ressurreição de Cristo se deu justamente na Pascoa. Se no Antigo Testamento o povo foi liberto das garras de faraó, que oprimia o povo de Israel o povo escolhido por Deus, o povo da velha aliança e Moises tipificando Jesus Cristo como o libertado, (Todo o ano o povo Judeu comemora esta data muito importante), o Novo Testamento agora na nova aliança, vem Jesus Cristo ao mundo para libertar o povo da escravidão do pecado, trazer esperança uma nova vida e a vida Eterna. (falaremos mais tarde sobre a vida Eterna).

Existe um credo que todos nós confessamos, o “Credo apostólico”. O que é o credo apostólico? Foi um instrumento pedagógico desenvolvido pela igreja antiga entre os séculos II e VII a.D. (ano do Senhor) para resumir o conteúdo central da fé cristã, a fim de ensiná-la aos iniciantes nesta fé e defendê-la das heresias que assolaram a igreja naquele período.

 

Creio em Deus Pai todo poderoso, criador do Céus e da Terra; Quando falamos com a nossa boca que cremos em Deus e que Ele é pai, confessamos a nossa submissão a Ele, pois todo filho se submete ao Pai. E que Ele é poderoso, é porque cremos na soberania Dele. Criador do Céus e da Terra, estamos confessando que Ele é o autor da criação, e não há outro, não existe plágio.

 

E creio em seu unigênito Filho nosso Senhor; estamos confessando que Ele foi o único filho desde a criação, até nós sermos adotado através dEle e que Ele e somente Ele é o nosso Senhor e não há outro senhorio em nossas vidas.

 

 

o qual foi concebido por obra do Espírito Santo; isto quer dizer que cremos na divindade de Cristo.

 

Nasceu da Virgem Maria; cremos que ele se tornou homem e viveu entre nós, todas intempéries que um humano possa viver. Sentiu sede, frio, calor, fome, tristeza, alegria, fé, foi acolhido, foi desprezado... enfim, Ele foi um Homem e foi Deus que viveu entre nós.

 

padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos; foi julgado pelo povo, no tempo de Pilatos, e sofreu, por não ter uma autoridade que o livrasse naquele momento de sofrimento e dor. Lucas 23

 

foi crucificado, morto e sepultado; o relato da crucificação, foi algo de profunda dor, emocional, foi a dor mais humilhante na época. Quem era crucificado era somente a escória, os ladrões e assassinos, a dor física foi a dor cruel da maldade, além de ter os pregos cravados em suas mãos para sustentar seu peso na cruz, teve uma lança perfurando suas vísceras, consegue imaginar isso? Quando pediu água, deram fel, Lc 23:36, algo de extrema amargura. Cravaram uma coroa de espinho em sua cabeça, e por cima colocaram por escrito a acusação feita contra ele: ESTE É JESUS, O REI DOS JUDEUS. Mt 27:37.  Foi zombado pelas pessoas que estavam perto da cruz, Mt 27:39-42.  Nesse momento de intensa e extrema dor ele pede ao pai para livrar desse momento. “E, clamando Jesus com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isto, expirou. Lucas 23:46”. Cadê todos os discípulos? O único relato de discípulos ao pé da cruz foi o do discípulo João, que antes estivera à mesa da ceia, em momentos celebrativos, agora está ao pé da cruz, parado ao lado da mãe de Jesus, possivelmente amparando esta mulher que chora a dor de seu filho e José da cidade de Arimatéia, que levou o corpo de Jesus ao sepulcro. Mt 27:57-60

 

Ressurgiu dos mortos ao terceiro dia;  A ressurreição de Jesus foi profetizada no Antigo Testamento. O profeta Isaías disse: "Não ficarás na sepultura, e a tua carne não se consumirá" (Isaías 38:10). O profeta Daniel também disse: "Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e horror eterno" (Daniel 12:2). As autoridades romanas tentaram impedir a ressurreição de Jesus. No dia seguinte à crucificação, elas pediram a Pilatos que o sepulcro fosse guardado por guardas. Mas, mesmo assim, Jesus ressuscitou.

 “No outro dia, que era o seguinte ao da Preparação, os chefes dos sacerdotes e os fariseus dirigiram-se a Pilatos e disseram: "Senhor, lembramos que, enquanto ainda estava vivo, aquele impostor disse: ‘Depois de três dias ressuscitarei’. Ordena, pois, que o sepulcro dele seja guardado até o terceiro dia, para que não venham seus discípulos e, roubando o corpo, digam ao povo que ele ressuscitou dentre os mortos. Este último engano será pior do que o primeiro". "Levem um destacamento", respondeu Pilatos. "Podem ir, e mantenham o sepulcro em segurança como acharem melhor". Eles foram e armaram um esquema de segurança no sepulcro; e além de deixarem um destacamento montando guarda, lacraram a pedra.” Mateus 27:62-66.

 

Preparam o corpo para o sepultamento: Havia um homem chamado José, membro do Conselho, homem bom e justo, que não tinha consentido na decisão e no procedimento dos outros. Ele era da cidade de Arimatéia, na Judéia, e esperava o Reino de Deus. Dirigindo-se a Pilatos, pediu o corpo de Jesus. Então, desceu-o, envolveu-o num lençol de linho e o colocou num sepulcro cavado na rocha, no qual ninguém ainda fora colocado. Era o Dia da Preparação, e estava para começar o sábado. As mulheres que haviam acompanhado Jesus desde a Galiléia, seguiram José e viram o sepulcro e como o corpo de Jesus fora colocado nele. Então, foram para casa e prepararam perfumes e especiarias aromáticas. E descansaram no sábado, em obediência ao mandamento. Lucas 23:50-56. / Ler o capítulo inteiro de Lucas 24. / Mateus 28 é mais completo.

 

Tentam descredibilizar, mas a nossa fé é maior.

Existe uma força descomunal na mídia e naqueles que se contrapõe a fé cristã, uma tentativa de colocar dúvidas sobre a ressurreição, somente dúvida, isso já seria suficiente para a pessoa perder a sua fé. Muitos historiadores, arqueólogos, e grandes artistas tentam incutir na mente das pessoas que Cristo pode até ter existido, mas que Ele não ressuscitou. Alguns judeus com quem tenho conversado, não admitem a ressurreição. Ao ler Lc 24 e Mt 28, entenderá muito bem. Quando as autoridades romana pedem para o corpo da guarda, vigiar o túmulo de Jesus, na intensão de frustrarem as profecias, em seguida Jesus ressuscita e atestaram que o corpo não estava mais no sepulcro e essas mesmas autoridades subornam a guarda, para dizerem ao povo que o corpo foi roubado, na tentativa de construir uma narrativa, para que o povo acreditasse que Ele não havia ressuscitado. Essa tentativa foi frustrada uma vez que Cristo apareceu para muitos. Quando os chefes dos sacerdotes se reuniram com os líderes religiosos, elaboraram um plano. Deram aos soldados grande soma de dinheiro, dizendo-lhes: "Vocês devem declarar o seguinte: ‘Os discípulos dele vieram durante a noite e furtaram o corpo, enquanto estávamos dormindo’. Se isso chegar aos ouvidos do governador, nós lhe daremos explicações e livraremos vocês de qualquer problema". Assim, os soldados receberam o dinheiro e fizeram como tinham sido instruídos. E esta versão se divulgou entre os judeus até o dia de hoje. Mateus 28:12-15.  

A ressurreição de Jesus foi testemunhada por muitas pessoas. As mulheres que foram ao sepulcro no domingo de manhã encontraram-no vazio. Elas viram anjos que lhes disseram que Jesus havia ressuscitado. Mais tarde, Jesus apareceu a Seus discípulos várias vezes.

A ressurreição de Jesus é um milagre. A ciência não pode explicar como um homem morto pode ressuscitar. Mas, para os cristãos, a ressurreição é uma realidade. É a base de nossa fé. A ciência pode explicar tudo menos a ressurreição, se a ciência explicasse a ressurreição, a nossa fé seria em vão, nada teria sentido. A ressurreição é um milagre e milagre não se explica é um mistério do Eterno.

 

Conclusão: A ressurreição de Jesus é um evento que mudou o mundo. Ela nos dá esperança de vida eterna.

 

subiu ao Céu está sentado à direita de Deus Pai Todo-poderoso; “Depois de lhes ter falado, o Senhor Jesus foi elevado ao céu e assentou-se à direita de Deus.” Marcos 16:19

 

donde há de vir para julgar os vivos e os mortos; Cristo é o Juiz, conforme se lê no Livro dos Atos: “Ele que foi constituído por Deus Juiz dos vivos e dos mortos” (Mt 10, 42). Pode ser interpretado, ou chamando de mortos os pecadores e de vivos os que vivem retamente, ou designando vivos, por interpretação literal, os que agora vivem, e mortos, todos os que morreram. Ele é Juiz não só enquanto Deus, mas também como homem. Lê-se em S. João: “Deu-lhe o poder de julgar, porque é Filho do Homem” (Jo 5, 27). “Verão o Filho do Homem vindo na nuvem” (Lc 21, 27).

 

Creio no Espírito Santo; Atos 13:52, Lucas 4:1, Atos 2:4, João 20:22, Marcos 1:8. Ele subiu aos céus, mas deixou o Espirito Santo, o consolador, aquele que está ao nosso lado para caminharmos juntos, aquele que nos dá a sabedoria para enfrentar o dia-a-dia. Se todas as nossas decisões fossem baseadas na vontade de Deus, não sofreríamos. O maior problema dos cristãos, e tomar decisões sem consultar o Espírito Santo, para saber se é da vontade de Deus, pois a vontade dEle é perfeita. A nossa vontade é por impulso e pelo aparente.

 

na Santa Igreja de Cristo; Ora, vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo. 1 Coríntios 12:27, Não é verdade que o cálice da bênção que abençoamos é uma participação no sangue de Cristo e que o pão que partimos é uma participação no corpo de Cristo?  1 Coríntios 10:16 “assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros”.  Rm 12:5

 

na comunhão dos santos; os santos são todos os separados para Cristo. Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações. Atos 2:42

 

na remissão dos pecados; em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados. Colossenses 1:14 - Isto é o meu sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos, para perdão de pecados. Mateus 26:28

 

na ressurreição do corpo; assim será com a ressurreição dos mortos. O corpo que é semeado é perecível e ressuscita imperecível; 1 Coríntios 15:42

 

 na vida eterna. Amém; "E estes irão para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna". Mateus 25:46. E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna. 1 João 2:25 E este é o testemunho: Deus nos deu a vida eterna, e essa vida está em seu Filho.         1 João 5:11. para que todo aquele que nele crer tenha a vida eterna. João 3:15. Multidões que dormem no pó da terra acordarão: uns para a vida eterna, outros para a vergonha, para o desprezo eterno. Daniel 12:2.

 

Não sejamos tolos de desprezar essa oportunidade, de aceitarmos a Cristo como o nosso suficiente salvador de nossas vidas do tormento eterno. Que possamos alcançar essa graça que está disponível para mim e para você a toda hora e a todo momento.  Somente a Ele toda honra e toda a glória.

 

Estudo: Por Walter Figueiredo 03/2023

WALTER FIGUEIREDO
Enviado por WALTER FIGUEIREDO em 25/03/2024
Reeditado em 25/03/2024
Código do texto: T8027438
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.