INDIGNAÇÃO HOJE

Existem situações pelas quais passamos ou mesmo vivenciamos que nos causam indignação.

Indignação é sentimento de cólera ou de desprezo experimentado diante de injustiça, afronta; repulsa, revolta. Dá-se principalmente por nós não termos como interferir para dar a direção que julgamos ser a correta a uma situação específica que nos causa este sentimento de indignação.

Entendemos que determinadas situações que não podemos mudar, por mais simples que esta seja, não tem como não se indignar.

Vivemos nos dias de hoje situações difíceis, no mundo e em nosso país. É importante situamos o momento para que, futuramente possamos ver se algumas das indignações sobre as quais falarmos já tiveram fim ou se alteraram significativamente os rumos da história.

No momento temos uma guerra entre Rússia e a Ucrânia, guerra esta que tem se estendido há dois anos. O motivo principal seria anexação de territórios para a Rússia além do fato da Ucrânia querer fazer parte da OTAN, que é um tratado criado após a Guerra Fria para conter o avanço expansionista russo na Europa, além de, à época, impedir o crescimento do socialismo, lembrando que nos tempos atuais a Rússia deixou e ser socialista em 1991 com o fim a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. Como país a Rússia estava muito atrás em tecnologia com as outras nações e ao término do regime tornou-se uma nação capitalista, coisa que sempre combateram ferrenhamente.

É uma guerra que se estende porque os países europeus assim como os Estados Unidos, como sempre, continuam fornecendo armamentos para a Ucrânia e assim, deixando o conflito se estender.

Até onde pudemos apurar, estão existindo conflitos em vários lugares do mundo, em Burkina Faso, Somália, Sudão, Nigéria, países africanos, lá guerras tribais têm causado a morte de centenas.

Também na Arábia existem conflitos, no Iêmen, já no Médio Oriente, na Síria outro conflito se estende por muito tempo já na Ásia, em Myanmar, onde foi denunciada uma limpeza étnica. São conflitos e mais conflitos em vários lugares do mundo.

Isso sem contar com o conflito entre Hamas e Israel, conflito este que levou Israel a atacar sem piedade os palestinos promovendo um genocídio que já dura desde outubro de 2023. Este conflito começou com um suposto ataque do Hamas a Israel. Este promoveu uma guerra contra os palestinos ocupantes da faixa de Gaza, assassinando, este é o termo correto, mulheres e crianças. Devemos aqui colocar que os próprios rabinos judeus chegam à internet falando que devem ser mortas as crianças para que não sejam os terroristas de amanhã e as mulheres para que não deem luz a mais terroristas.

A atitude do exército israelense chega a ser i comparado ao dos nazistas contra estes mesmos judeus durante a II Guerra Mundial. Estes soldados pilham as casas, roubam joias das pessoas, estupram mulheres, bombardeiam hospitais, tudo sob o pretexto de estar atacando o Hamas.

Conflitos que geram constante indignação, principalmente em se tratando do caso de Israel especificamente onde existem pessoas que apoiam integralmente o que está ocorrendo em Gaza. Chegam a fazer campanhas em apoio inconteste a esta nação.

Digna de indignação é a atitude dos evangélicos no Brasil, que tem uma ideia totalmente distorcida do que fala a Bíblia sobre o papel de Israel diante de Deus. Certamente Deus não estaria aprovando este assassínio sistemática, esta limpeza étnica que Israel tem promovido.

É importante que se entenda que o país está seguindo ordens do primeiro ministro, Benjamin Netanyahu.

Existem fontes que afirmam que o próprio ataque terrorista do Hamas nada mais foi do que uma equipe israelense que forjou o ataque para ser usado como desculpa para uma guerra sistemática contra os palestinos. Vídeos tem mostrado túneis supostamente criados pelo Hamas para esconder armas o que não foi declarado como verdade.

Mas o que interessa neste momento é mostrar até onde este evento que envolve Israel e em consequência a aprovação da chamada igreja evangélica quanto a tudo isso.

Devemos entender que quando se fala que Israel é a menina dos olhos de Deus, não encontramos respaldo bíblico para tal declaração.

Os versículos que falam sobre o termo menina dos olhos, não dizem que se trata claramente de Israel.

Senão vejamos os mesmos:

Sempre que a Bíblia se refere ao termo menina dos olhos, está se referindo ao povo. Podemos ver isso em Dt. 32. 9-10:

9 Porque a porção do Senhor é o seu povo; Jacó é a parte da sua herança.

10 Achou-o numa terra deserta, e num erma de solidão e horrendos uivos; cercou-o de proteção; cuidou dele, guardando-o como a menina do seu olho.

A menina do olho ou pupila, é um termo usado por ser a palavra pupila derivada do latim e que significa menininha. Certamente este orifício é responsável pela passagem da luz do meio exterior até os órgãos sensoriais da retina.

Na realidade o texto diz que o povo era para ele como menina do olho, Israel ainda não havia sido criada, aliás, nem Jacó tinha seu nome mudado para Israel ainda.

Vários versículos falam de menina dos olhos em relação a proteção por exemplo. Sl 17.8, Pv 7.2, Zc. 2.8:

Guarda-me como à menina do olho; esconde-me, à sombra das tuas asas, (Sl. 17.8)

Observa os meus mandamentos e vive; guarda a minha lei, como a menina dos teus olhos. ( Pv. 7.2)

Pois assim diz o Senhor dos exércitos: Para obter a glória ele me enviou às nações que vos despojaram; porque aquele que tocar em vós toca na menina do seu olho. (Zc 2.8)

Lembrando ainda que Pv. 7.2 não se refere ao povo, mas a Palavra de Deus! Alguns evangélicos se dizem ser também a menina dos olhos de Deus por se considerarem irmãos dos judeus, por se aterem ao texto de Paulo em Rm. 11 17-24:

17 E se alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo zambujeiro, foste enxertado no lugar deles e feito participante da raiz e da seiva da oliveira,

18 não te glories contra os ramos; e, se contra eles te gloriares, não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz a ti.

19 Dirás então: Os ramos foram quebrados, para que eu fosse enxertado.

20 Está bem; pela sua incredulidade foram quebrados, e tu pela tua fé estás firme. Não te ensoberbeças, mas teme;

21 porque, se Deus não poupou os ramos naturais, não te poupará a ti.

22 Considera, pois, a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; para contigo, a bondade de Deus, se permaneceres nessa bondade; do contrário também tu serás cortado.

23 E ainda eles, se não permanecerem na incredulidade, serão enxertados; porque poderoso é Deus para os enxertar novamente.

24 Pois se tu foste cortado do natural zambujeiro, e contra a natureza enxertado em oliveira legítima, quanto mais não serão enxertados na sua própria oliveira esses que são ramos naturais!

Os ramos aos quais o apóstolo ser refere são os judeus, e os gentios através de Cristo foram enxertados na mesma oliveira significando que passamos, como crentes em Cristo, a ter os mesmos direitos concedidos a Abraão, uma vez que ele aceitou as promessas de Deus pela fé e nós, os que cremos somos herdeiros. como vemos em Rm. 8.17:

e, se filhos, também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo; se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados

Esta herança é que faz com que os evangélicos se aferrem a ideia de que precisa defender a Israel sob qualquer pretexto.

Infelizmente alguns lideres evangélicos utilizam-se disso apenas com o fito de promover excursões a Israel, mostras os locais onde Cristo andou, batizar no Rio Jordão o que tem trazido muitos lucros para estes líderes e, não são poucos os que fazem isso. Como dizia o Silvio Santos, todo por dinheiro!

Agora é importante esclarecer que os próprios judeus não consideram Jesus como Messias, aliás, usam termos jocosos para se referir a Ele, uma total falta de consideração.

Eles não aceitam o Cristianismo, mas muitos cristãos consideram-se seus irmãos e, a guisa de esclarecimento, eles não são nossos irmãos do ponto de vista do Cristianismo, ademais os próprios cristãos não entendem que Israel não é um país religioso.

O Estado judeu fica entre os 8 países do mundo menos religiosos, 57 dos entrevistados dizem não ser religiosos. Israel tem características totalmente laicas.

Agora a posição de alguns lideres evangélicos que apoiam integralmente ao que está sendo conduzido na faixa de Gaza comprova apenas que em nenhum momento eles são cristãos verdadeiros. Jesus Cristo jamais permitiria o genocídio que vemos em nossos dias promovidos por Israel.

Qualquer cristão verdadeiro deve indignar-se com qualquer tipo de violência, não importando o país ou pessoas que as cometam. Agora ficar ao lado de líderes cristãos que corroboram com a posição israelense é uma abominação aos olhos de Deus.