QUESTÕES CRUCIAIS

 

Assim diz a letra de uma música secular: “Pela longa estrada da vida, vou correndo e não posso parar, na esperança de ser campeão, alcançando o primeiro lugar” ... Nós vivemos assim, numa época em que todas as pessoas estão o tempo todo correndo, e ocupadas demais com os seus próprios negócios e afazeres do dia a dia. É uma busca desenfreada onde cada indivíduo procura satisfazer suas vontades e concretizar seus próprios interesses pessoais! “Ninguém tem tempo para nada”, exceto para pensar em si mesmo e nas realizações de seus sonhos e projetos. Trabalhar, ganhar mais dinheiro, investir para obter grandes lucros, estudar, fazer faculdade e viajar são apenas alguns dos muitos planos que todo ser humano tem! É verdade que todas essas coisas são boas e que não há nada de errado nelas, porém, isso não é tudo. A vida não se resume a conquistas passageiras. Não devemos nos esquecer que “ingressamos neste mundo sem absolutamente nada, e ao partirmos daqui nada podemos levar; por isso, devemos estar satisfeitos se tivermos com o que nos alimentar e vestir. No entanto, os que ambicionam ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitas vontades loucas e nocivas, que atolam muitas pessoas na ruína e na completa desgraça. Porquanto, o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males; e por causa dessa cobiça, alguns se desviaram da fé e se atormentaram em meio a muitos sofrimentos”. (1Tm 6.7-10).

 

Antes de continuarmos, eu gostaria de esclarecer algo muito importante! Deus não é contra as riquezas. Não é isto que estou dizendo e definitivamente este não é o ensino da Bíblia. “Minha é a prata, e meu é o ouro, diz o Senhor dos exércitos”. (Ag 2.8). Um exemplo, claro disso que estou falando é o rei Salomão que orou a Deus pedindo sabedoria e inteligência, para governar a nação de Israel. Ele foi atendido e, Deus é tão bom que deu a Salomão até mesmo aquilo que ele não pediu – “riquezas” e honras mais do que qualquer outro rei”. (1Rs 3.9-13).

 

O que nós precisamos compreender é quais são as nossas prioridades, o que ocupa o primeiro lugar em nosso coração e sobre esse assunto o Senhor Jesus ensinou a “não acumularmos para nós tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde ladrões arrombam para roubar. Mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde a traça nem a ferrugem podem destruir, e onde os ladrões não arrombam e roubam. Porque, onde estiver o teu tesouro, aí também estará o teu coração”. (Mt 6.19-21). Nessa passagem Jesus está explicando que os tesouros que nós acumulamos aqui na terra são perecíveis. Na época de Jesus os fariseus davam grande valor a riqueza material como se isso fosse garantia da aprovação de Deus. Contudo, o Senhor Jesus sabendo disso, tratou logo de reprovar tal pensamento e mostrar que o cidadão do Reino deve primeiro ajuntar tesouros no céu: “Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou será leal a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mâmon”. (v.24). “Buscai, assim, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas”. (v.33). Observe que em nenhum momento Jesus condena as riquezas, mas a escravidão às riquezas. Ele está nos ensinando que o Reino de Deus e a Sua justiça devem ser a nossa prioridade, ocupar o primeiro lugar em nossos corações e não as nossas riquezas, os nossos interesses. Se nós entendermos isso, o Senhor Jesus promete cuidar das nossas necessidades. “Portanto, não vos preocupeis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará suas próprias preocupações. É suficiente o mal que cada dia traz em si mesmo”. (v.34).

 

Voltando agora para o nosso assunto, nós precisamos compreender que a vida é muito curta – nós somos simplesmente, como “a neblina que aparece por algum tempo e logo se dissipa”. (Tg 4.14). A única certeza que todos nós temos é a morte, porém, a sepultura não é o fim da nossa existência, mas apenas o começo da eternidade. Sendo assim, o nosso foco principal não deve ser nossas conquistas pessoais, mas sim o conhecer a Cristo e se relacionar com Ele.

 

Dito essas coisas existem algumas questões de extrema importância em nossa vida que cada indivíduo precisa responder hoje mesmo, porém, devemos lembrar que se nós falharmos nelas sofreremos as consequências, e algumas delas irreparáveis.

 

“O que Jesus é para você”?

“Qual a sua opinião sobre Ele”?

“Que lugar Ele ocupa em sua vida”?

“Que importância Jesus tem para você”?

 

A Bíblia afirma inúmeras vezes que Jesus é totalmente Deus, e totalmente homem, Ele é o Criador e Sustentador de todas as coisas visíveis e invisíveis. Ele é o Pão da vida, a Luz do mundo, a Porta da salvação, o Caminho a Verdade e a Vida. Jesus é o único Mediador entre Deus Pai e os homens, o único Salvador pelo qual as pessoas podem ser salvas. Ele é o Justo juiz que virá outra vez para julgar os vivos e os mortos. As páginas da Bíblia afirmam de maneira explicita todas essas verdades!  Mas, o que isso significa? O que isso tem a ver com você? Que ação, ou efeito essas coisas podem ter em sua vida?

 

A grande verdade é que goste você, ou não – sozinho você jamais será capaz de justificar os seus pecados diante de Deus. Só Jesus pode perdoar os seus pecados. A sua religião, os seus bens, as suas boas obras de caridade, essas coisas não podem te salvar. Somente Jesus pode te salvar, e Ele faz isso por meio de Sua graça. E, se você não reconhecer essas coisas, se Jesus não é tudo para você, então você não é um cristão, você não é filho de Deus, você não faz parte da família de Deus que é a Sua Igreja, comprada com Seu próprio sangue. Se você não reconhecer Jesus como seu único e suficiente Salvador, de maneira nenhuma poderá entrar no Reino dos céus e desfrutar das bençãos celestiais que Deus preparou para os seus. Se você não entender de fato quem é Jesus, permanecerá nas trevas como um cego que caminha para o abismo sem poder enxergar a verdadeira Luz. Sem Jesus você estará sempre perdido no mundo, enganando e sendo enganado, vivendo num mar de ilusões. E, se você morrer assim acordará no inferno sem fim, onde viverá eternamente distante de Deus sem uma nova oportunidade arrependimento e reconciliação. Simples assim!

 

Você pode ser rico, possuir muitos bens, ter as melhores casas, os melhores carros, cursar nas melhores faculdades, fazer muitos negócios – comprar vender – obter grandes lucros, viajar pelo mundo inteiro, mas sem Jesus você não tem nada e não passa de um pobre, desgraçado, miserável, cego e nu. Sem Jesus você não é nada além de um pecador sem a graça divina que caminha diariamente a passos largos para o inferno eterno que arde com fogo e enxofre.

 

Mas, bem-aventurado é aquele que conhece Jesus e sabe discernir quem de fato Ele é. Feliz aquele que compreende a mensagem do Evangelho e reconhece Jesus como seu único e suficiente Salvador e Senhor. Bendito é aquele que Jesus ocupa o primeiro lugar em sua vida, e não os seus próprios sonhos, interesses e projetos momentâneos. Abençoado e próspero é aquele que reconhece Jesus como seu maior tesouro, que valoriza os seus ensinamentos, que não se envergonha de suas Palavras, que se relaciona com Ele todos os dias em oração, que o ama acima de tudo e de qualquer coisa. O que Jesus é para você? Qual a sua opinião sobre Ele? Que lugar Jesus ocupa em sua vida? Que importância Ele tem para você? Definitivamente você não pode falhar nessas questões.

 

Predestinado o cantor que escreveu a letra de um lindo cântico espiritual que antigamente era muito cantado pelos crentes na Igreja:

 

Quem tem Jesus, tem tudo, quem não tem, não tem nada
Mas quem tem Jesus Cristo, no céu já tem morada
Quem tem Jesus tem vida, que não se acabará
Mas quem não tem Jesus, no céu não entrará

 

Quem ama este mundo lá no céu não tem nada
Mas quem tem Jesus Cristo, no céu já tem morada

 

A riqueza do mundo só traz tribulação
Faz ficar orgulhoso e perde a salvação

 

Quem ama este mundo lá no céu não tem nada
Mas quem tem Jesus Cristo, no céu já tem morada

 

No céu há um tesouro que Jesus tem pra dar
A quem deixar o mundo e a ele se entregar

 

Quem ama este mundo lá no céu não tem nada
Mas quem tem Jesus Cristo, no céu já tem morada

 

JESUS FAZ A DIFERENÇA

Pastor Jose Junior
Enviado por Pastor Jose Junior em 23/03/2024
Código do texto: T8026205
Classificação de conteúdo: seguro