Como se santificar?

Há quem afirme que a santificação é um processo que só Deus pelo Espírito Santo faz no cristão. Mas, o que nos diz ele sobre ela? Acaso isso não depende de nós também.

Bem, Jesus na Sua oração intercessória pediu ao Pai: “Santifica-os na Verdade, a tua Palavra é a Verdade “. Jo

17:17. Do que conclui-se que a obediência a Palavra Dele, os quais são os seus mandamentos, santifica.

Disse Deus por Isaías:

“Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos e cessai de fazer mal. Aprendei a fazer o bem; praticai o que é reto; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas. Is. 1:16 e 17.

Como já provamos biblicamente em outro texto que escrevemos, o bem é um adjetivo da lei de Deus, enquanto que o mal é um adjetivo do pecado. Assim, Deus manda que se aprenda a fazer o bem, ou seja, que guardemos os seus mandamentos ou lei, o que resulta na purificação e santificação, e que se deixe de fazer o mal, o pecado.

O Espírito Santo, através do apóstolo Paulo diz que o vaso que se santifica se torna pronto para toda boa obra. O texto sugere que o vaso (pessoa) se santifique, e que deve ser iniciativa da própria pessoa.

Assim, o processo de santificação é feito por quem deseja se santificar ou separar. Pois o Espírito Santo diz que sem santificação ninguém verá a Deus. Hb. 12:14.

E essa santificação tem que ser total, ou seja, corpo, alma e espírito. Veja:

“E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso ESPÍRITO, E ALMA, E CORPO sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” 1 Ts. 5:23.

Diz o Espírito Santo por Paulo:

…que, quanto ao trato passado, VOS DESPOJEIS DO VELHO HOMEM, que se corrompe pelas concupiscências do engano, e VOS RENOVEIS NO ESPÍRITO DO VOSSO SENTIDO, e VOS REVISTAS DO NOVO HOMEM, que, segundo Deus, é criado em verdadeira justiça e santidade. Pelo que DEIXAI A MENTIRA e FALAI A VERDADE cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros. Irai-vos e NÃO PEQUEIS; NÃO SE PONHA O SOL SOBRE A VOSSA IRA. NÃO DEIS LUGAR AO DIABO. AQUELE QUE FURTAVA NÃO FURTE MAIS; antes, TRABALHE, FAZENDO COM AS MÃOS O QUE É BOM, PARA QUE TENHA O QUE REPARTIR COM O QUE TIVER NECESSIDADE. NÃO SAIA DA VOSSA BOCA NENHUMA PALAVRA TORPE, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem. E NÃO ENTRISTEÇAIS O ESPÍRITO SANTO DE DEUS, no qual estais selados para o Dia da redenção. Ef. 4:22-30.

Portanto, devemos fazer o que nos compete que façamos; afinal, o poder de decisão é nosso, já que não somos autômatos, mas ensinados pelo Espírito de Deus.

Guarulhos -Sp, 23/03/2023

Oli Prestes

Missionário