JOÃO BATISTA ERA ELIAS REENCARNADO?

 

Me perguntaram se João Batista era Elias reencarnado? Eu respondi! De modo nenhum. Não existe reencarnação no ensino bíblico. As Escrituras não tratam dessa doutrina “herética” em lugar algum. A Bíblia simplesmente ensina que João Batista ministrou “no espírito e poder de Elias” para dar continuidade ao ministério profético de Elias. E conduzirá muitos dos filhos de Israel à conversão ao Senhor, seu Deus. Ele avançará na presença do Senhor, “no mesmo espírito e poder de Elias”, com o propósito de fazer voltar o coração dos pais a seus filhos e os desobedientes à sabedoria dos justos, deixando um povo preparado para o Senhor. (Lc 1.16,17).

 

João Batista e Elias não tiveram o mesmo ser, ou, o mesmo corpo – eles tiveram apenas o mesmo ministério. No Antigo Testamento, Deus enviou o profeta Elias, para confrontar o pecado de apostasia da nação de Israel e para chamá-los ao arrependimento. “E Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o; mas se Baal, segui-o. O povo, porém, não lhe respondeu nada”. (1Rs 18.21).

 

No Novo Testamento, Deus enviou João Batista para preparar o caminho do Senhor e, admoestar o povo israelita ao arrependimento. “Assim como está escrito no livro das palavras do profeta Isaías: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, tornai retas as suas veredas. (Lc 3.4).

 

No cristianismo protestante nós admitimos que João Batista é o Elias que veio, mas não Elias em pessoa reencarnado conforme ensina a seita espírita. João Batista, veio no poder de Elias – conforme ensina as Escrituras. E este é o testemunho de João, quando os judeus enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para o interrogarem: “Quem és tu”? Ele confessou e não negou; mas declarou francamente: “Eu não sou o Cristo.” E o questionaram: “Quem és, então? És tu Elias”? Ele disse: “Não o sou”. “És tu o Profeta”? E João afirmou: “Não”. (Jo 1.20,21).

 

Além disso, a Bíblia diz que Elias não morreu, isso significa que a heresia da reencarnação não se sustenta. A crença tradicional da seita espírita a respeito da reencarnação, diz que uma pessoa precisa primeiramente morrer antes que possa ser reencarnada em outro corpo, mas, Elias foi tomado e levado ao céu do mesmo modo que Enoque, portanto, eles “não viram a morte”. Enquanto estavam caminhando e conversando, um carro de fogo, puxado por cavalos em chamas, separou-os um do outro; e “Elias subiu ao céu num redemoinho”. (2Rs 2.11). Por meio da fé, Enoque foi arrebatado, de forma que não experimentou a morte; e “já não foi encontrado, porquanto Deus o havia arrebatado”... (Hb 11.5).

 

Uma interpretação distorcida!

“Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor; e ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha, e fira a terra com maldição”. (Ml 4.5,6).

 

E os discípulos lhe perguntaram: “Então, por que os escribas ensinam que é preciso que Elias venha primeiro?” Ao que Jesus lhes respondeu: “Elias, com certeza, vem e restaurará todas as coisas. Eu, todavia, vos afirmo: Elias já veio, mas eles não o reconheceram e fizeram com ele tudo quanto desejaram. Da mesma forma, o Filho do homem irá sofrer nas mãos deles”. Os discípulos entenderam, então, que era a respeito de João Batista que Ele havia falado. (Mt 17.10-13).

 

Estes dois textos são os preferidos da seita espírita na tentativa de sustentar a reencarnação de Elias em João Batista. Mas, essas passagens devem ser compreendidas a luz dos ensinos claros das Escrituras que são completamente contrários a reencarnação. O autor da carta aos Hebreus, explica de forma muito clara que não existe reencarnação, pois, “aos homens está ordenado morrer uma só vez, vindo, depois disso o Juízo”. (Hb 9.27). Também no evangelho de João, capítulo 9, verso 2, está escrito: “Rabi, quem pecou, este homem ou seus pais, para que nascesse cego”?

 

Portanto, a luz do ensino da Bíblia, a “única” conclusão honesta que pude dar a pergunta que me fizeram é que João Batista não era Elias reencarnado. Ele apenas veio, conforme diz as Escrituras, no “espírito e poder” de Elias. Porque todos os Profetas e a Lei profetizaram até João. E, se desejarem aceitar, “este é o Elias que havia de vir”. Aquele que tem ouvidos para ouvir, que ouça! (Mt 11.14,15).

 

JESUS FAZ A DIFERENÇA

 

Pastor Jose Junior
Enviado por Pastor Jose Junior em 21/03/2024
Código do texto: T8024684
Classificação de conteúdo: seguro