Só acredito se eu ver
Essa afirmação feita por um dos apóstolos de Jesus alcançou os nossos dias. É razoável isso? Isso é correto? Vejamos.
Há quem tome os apóstolos do Mestre Jesus como o supra sumo em pureza e fé. Entretanto, não é isso que o Espírito Santo diz sobre eles na Bíblia. Eram homens comuns como os demais humanos, embora fossem diferentes sob o ponto de vista espiritual; pois seguiam as regras e preceitos de Moisés e de Deus, embora fossem pescadores, funcionário público, artesão, enfim.
Assim, quando lhes ocorria terem que agir em defesa dos seus interesses, agiam segundo lhes parecia devido. Por isso Pedro decepou a orelha do servo do sumo sacerdote. Afinal, ele estava com espada e não se acovardou diante da turba que foi prender Jesus. É possível que ele fosse hábil no manejo da espada, já que, fazer a secção de uma orelha com uma espada não é tarefa simples.
Eles tinham desejo de proeminência, pois chegaram a contender sobre quem era quem em relação às suas posições junto ao mestre.
Assim, quando Jesus ressuscitou, Ele se mostrou a algumas das suas seguidoras, que, ao darem notícia disso aos apóstolos, não foi crido por um deles, Tomé. O qual disse que, “se ele não o visse, não visse as suas mãos e não metesse a mão no lado que foi furado dele, de maneira nenhuma creria”. Isso levou Jesus a se mostrar no meio deles sem que eles estivessem de porta aberta, e requeresse de Tomé aquilo que ele propôs para crer na ressurreição do senhor.
Ainda hoje encontramos gente fazendo afirmação de quê só acredita no que vê. Embora que o tal não veja o vento, a eletricidade, as ondas eletromagnéticas, os raios solares, a energia do raio, etc.
E a incredulidade e ignorância com relação a isso tem levado muitos à morte. Pois acabam se expondo a elas inadvertidamente ou temerariamente.
Quero encerrar o meu texto sobre o tema, colocando uma pequena poesia sobre o tema.
CRER OU NÃO CRER?
Se é ilusório o que se vê
Então é melhor desconfiar
Como então podemos crer
Se não sabemos o que há?
Não devemos crer no que se vê
E, do que vemos, desconfiar
Devemos sempre nos precaver
Já que a vista pode enganar
Queima e até pode matar
Além de mover e iluminar
A energia que não se vê
E pode se dar muito mal
Aquele que for boçal
E na energia não crer.
Oli Prestes
Missionário