Só acredito se eu ver

Essa afirmação feita por um dos apóstolos de Jesus alcançou os nossos dias. É razoável isso? Isso é correto? Vejamos.

Há quem tome os apóstolos do Mestre Jesus como o supra sumo em pureza e fé. Entretanto, não é isso que o Espírito Santo diz sobre eles na Bíblia. Eram homens comuns como os demais humanos, embora fossem diferentes sob o ponto de vista espiritual; pois seguiam as regras e preceitos de Moisés e de Deus, embora fossem pescadores, funcionário público, artesão, enfim.

Assim, quando lhes ocorria terem que agir em defesa dos seus interesses, agiam segundo lhes parecia devido. Por isso Pedro decepou a orelha do servo do sumo sacerdote. Afinal, ele estava com espada e não se acovardou diante da turba que foi prender Jesus. É possível que ele fosse hábil no manejo da espada, já que, fazer a secção de uma orelha com uma espada não é tarefa simples.

Eles tinham desejo de proeminência, pois chegaram a contender sobre quem era quem em relação às suas posições junto ao mestre.

Assim, quando Jesus ressuscitou, Ele se mostrou a algumas das suas seguidoras, que, ao darem notícia disso aos apóstolos, não foi crido por um deles, Tomé. O qual disse que, “se ele não o visse, não visse as suas mãos e não metesse a mão no lado que foi furado dele, de maneira nenhuma creria”. Isso levou Jesus a se mostrar no meio deles sem que eles estivessem de porta aberta, e requeresse de Tomé aquilo que ele propôs para crer na ressurreição do senhor.

Ainda hoje encontramos gente fazendo afirmação de quê só acredita no que vê. Embora que o tal não veja o vento, a eletricidade, as ondas eletromagnéticas, os raios solares, a energia do raio, etc.

E a incredulidade e ignorância com relação a isso tem levado muitos à morte. Pois acabam se expondo a elas inadvertidamente ou temerariamente.

Quero encerrar o meu texto sobre o tema, colocando uma pequena poesia sobre o tema.

CRER OU NÃO CRER?

Se é ilusório o que se vê

Então é melhor desconfiar

Como então podemos crer

Se não sabemos o que há?

Não devemos crer no que se vê

E, do que vemos, desconfiar

Devemos sempre nos precaver

Já que a vista pode enganar

Queima e até pode matar

Além de mover e iluminar

A energia que não se vê

E pode se dar muito mal

Aquele que for boçal

E na energia não crer.

Oli Prestes

Missionário