Tudo foi criado por Deus.
Adonai o criador de tudo.
Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu sou o Senhor, que faço todas estas coisas. (Isaías 45:7). Aqui o Pai, diz através do profeta que Ele é o criador de tudo, e nada no universo foi criado ou gerado por outro ser.
Quando estudamos o (ברֵאשִׁית/bereshit) ou Gênese no grego. Vemos a criação de tudo que existe surgir do nada, e a formação do ser humano (אָדָם/Adam), que após optar pelo mal se torna (אדם/Adão).
E no versículo acima vemos que Deus criou tudo inclusive o mal, mas não criou o ser humano para ser mal, o Pai cria o bem e o mal para que o ser humano o único ser em toda a criação a ter o livre arbítrio, fazer uso do mesmo.
E optar livremente, fazer o bem e ser o bem . Deus não criou seres autômatos ou títeteres para serem manipulados, Ele nos criou a sua imagem e semelhança, ou seja, imagem e semelhança do amor que cuida e zela pelas vidas.
É claro que depois da desobediência perdermos está semelhança e optamos por ser e seguir o mal, da maldade egoísta. E então veio Jesus e nos ensinou a obediência e o amor ao próximo.
E seus ensinamentos nos guia a voltarmos a sermos o que éramos na criação. E nos deixou o Espírito Santo para nos ajudar na caminhada para a Nova Jerusalém.
Cabe a nós entender a nossa responsabilidade pelo mal que assola o mundo e optarmos por voltar a sermos a imagem e semelhança com o Pai. Sempre tendo o amor de Cristo Jesus como árbitro de nossos corações.
(Molivars)