Ajuda para vencer o gigante.
Há tempo de vencer gigante, e há tempo de pedir ajuda para vencê-lo.
E Isbi-Benobe, que era dos filhos do gigante, cuja lança tinha o peso de trezentos, siclos de bronze, e que cingia uma espada nova, intentou matar Davi. (2 Samuel 21:16). Este versículo faz parte da narrativa de um gigante que quase matou David.
Num tempo, David, um garoto franzino, foi contra o Golias e o venceu. Neste ato ele só usou sua fé (אֱמוּנָה/ Emunah), seu cajado e sua funda. Ele tinha uma arma muito poderosa que não é descrita na história.
Apesar dele ser inexperiente na batalha, ele tinha a humildade um dos atributos da fé, e está humildade o fez confiar na força de Adonai, e isto o fez vitorioso. E neste tempo um menino ajudou um rei, um guerreiro experiente.
Passou o tempo e o garoto cresceu e se tornou rei, e um guerreiro experiente. E então veio a arrogância e mesmo sem perceber isto afasta e fé, e como vemos acima um gigante com menor força quase ceifa a vida do rei.
E o rei poderoso precisou de ajuda, aqui aprendemos que jamais faremos algo sozinho, mesmo que detenhamos um vasto conhecimento haverá um momento que precisaremos de ajuda.
Eis o princípio da humildade que deve haver no coração de todo Cristão. Um tipo de humildade que nasce no autoconhecimento, na capacidade de sabermos nossos pontos fracos e fortes.
Somente o agir do Espírito Santo em nosso interior pode nos dar está humildade. Então cabe a nós vigiarmos e orarmos sempre tendo o amor de Cristo Jesus como árbitro de nossos corações.
(Molivars)