Em Cristo somos mais que vencedores

Como disse o apóstolo Pedro em uma de suas epístolas, o irmão Paulo escreveu coisas difíceis de entender, as quais os indoutos torcem, para a sua condenação.

A citação de Paulo, a qual encabeça este texto, é uma delas. Pois o apóstolo fala de Cristo como aquele no qual quem estiver nele será mais que vencedor. Vamos transcrever o texto, a fim de não falar sem ver o que ele escreveu.

“Aquele que não poupou o seu próprio Filho, mas por todos nós o entregou, será que não nos dará graciosamente com ele todas as coisas? Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu, ou melhor, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós. QUEM NOS SEPARARÁ DO AMOR DE CRISTO ? Será a tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo ou a espada? Como está escrito: “Por amor de ti, somos entregues à morte continuamente; fomos considerados como ovelhas para o matadouro.” EM TODAS ESTAS COISAS, PORÉM, SOMOS MAIS QUE VENCEDORES, por meio daquele que nos amou.” Rm. 8:32-37.

Mas, já que em Cristo nós somos mais que vencedores, tem que haver uma razão que transcende os tempos, e que ultrapassa também a compreensão humana dos simples mortais, mesmo de inúmeros que se têm como experts em matéria teológica, sobre quem é Ele.

Porque o povo que se tem como de Deus, tem vivido oprimido, sujeito, carente e roubado por líderes astutos como serpentes, os quais não tem piedade nem dó desse povo.

Estar em Cristo é estar em obediência aos mandamentos de Deus, o decálogo, ou as dez palavras. Porque existe uma diferença muito sutil entre Jesus e Cristo. Este é a pessoa jurídica de Deus, ou a palavra de Deus, enquanto que Jesus é a representação física de Deus. Sugiro conferir isso no meu texto “Quem é Cristo?”

Quando Jesus falava EM MIM, COMIGO, EU, não raro Ele estava fazendo referência a Ele como a Palavra Dele, a Sua Lei. Veja que o Espírito Santo diz que só permanece nele quem obedece os seus mandamentos. Conforme este texto:

“Quem guarda os seus mandamentos permanece em Deus, e Deus permanece nele. E nisto conhecemos que ele permanece em nós, pelo Espírito que nos deu.” 1 Jo. 3:24.

A segunda parte do texto não foi vertida corretamente. Em verdade ele faz referência à primeira parte. Portanto, deveria ser: “E nisso sabemos que permanece em nós o Espírito que nos tem dado”. Ou seja, sabemos que o Espírito Santo permanece em nós pela obediência aos mandamentos de Deus, referido ao início do capítulo, cujo versículo reproduzimos.

E para confirmar o que dizemos, vamos reproduzir outro texto bíblico de João.

“Como o Pai me amou, também eu amei vocês; PERMANEÇAM NO MEU AMOR. SE VOCÊS GUARDAREM OS MEUS MANDAMENTOS, PERMANECERÃO NO MEU AMOR, assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço.” Jo. 15:9 e 10.

“Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos. E os seus mandamentos não são difíceis de guardar.” 1 Jo. 5:3.

O texto de João 15:9 e 10, nos leva a concluir que esse texto de 1 João 5:3 também está mal traduzido. E deveria ser:

Porque o amor de Deus são os seus mandamentos, que guardamos. Porque, que guardemos os mandamentos é o nosso amor para com Deus.

Então, quando o apóstolo Paulo pergunta “O que nos pode impedir de guardar os mandamentos de Deus”, e enumera diversas coisas, inclusive fome e espada, ele está manifestando que nada pode impedir-nos de guardar a Lei de Deus, a qual é o amor de Deus.

Assim e só assim seremos mais que vencedores, porque nós venceremos o pecado e a morte, e teremos a recompensa da vida eterna.

Guarulhos-Sp, 10/02/2024

Oli Prestes

Missionário