Fé que vai além do abstrato.
Entendendo, que a fé é concreta e não abstrata.
Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. (Hebreus 11:6). O escritor que era hebreu quando discorre sobre fé ele pensa na forma e nos moldes, hebreus.
O autor durante o capítulo dará vários exemplos de uma fé prática, pois para ele a fé jamais foi abstrata, como muitos nós de assim pensam. Não citarei todos os verbos raiz da palavra porque seria um escrito longo.
Fé no grego (πίστη/písti= fidelidade, confiança, lealdade, credibilidade e por fim fé). No hebraico (אֱמוּנָה/Emunâh= firmeza, constância; fidelidade, lealdade; segurança, honestidade; verdade e por fim fé)
Ou seja, fé é tudo que envolve o caráter a personalidade de um Cristão. Sendo assim, devemos entender que fé engloba de modo prático e concreto todo modo de ser, e todo o ser de um Cristão.
Aqui entendemos que fé que agrada a Deus, é a que carrega consigo as virtudes citadas, e não a crença egoista, fanática ou abstrata. Porque o Pai prima pelas virtudes que engloba a fé, e alguém que não prima por estas virtudes não está em Deus. Até pode ser crente, mas não é Cristão.
Aqui fica um pequeno ensino sobre a fé real, que cada um se avalie e entenda o que lhe falta. Sempre tendo o amor de Cristo Jesus como árbitro de seu coração.
(Molivars)