A resposta na oração do amor.
A resposta de Jesus ao escriba numa viva oração.
Respondeu Jesus: O primeiro é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. (Marcos 12:29). Está passagem é muito conhecida pelo restante dela, mas aqui Jesus recita a oração primordial do povo israelita.
Aqui Jesus começa a responder a indagação do escriba e o faz com uma oração, ou melhor com "a oração", isso foge da vista de muitos teólogos pregadores e líderes religiosos.
Jesus começa tendo em mente o que está escrito em (Deut 6:4-5). Nestes versículos contém a oração ordenada pelo Pai, como mandamento primeiro.(Shëma Israël Adonai eloheynu Adonai echåd).
E Ele prossegue a resposta ao escriba com mais um mandamento primordial que está em (Lev 19:18). Aqui fica destacado o que o amor a Deus deve se refletir no amor ao próximo.
Mas o amor aqui mandando não está ligado às paixões ou a sanar desejos ou ensejos egoístas, e sim no socorro, na atenção, no cuidado e no entender a real necessidade do próximo.
O amor mandamento é (אהבה/ ahavah; αγάπη/agápi), o amor vontade, amor que advém como dom do Espírito, amor que perdoa o imperdoável ou melhor o amor que não guarda mágoa ou se ressente, o amor que compreende e apreende desnecessidade perdoar, pois não se fere.
Amor que devemos buscar senti-lo como se dele dependesse a nossa vida, até porque depende. Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.
(Molivars)