Deus é amor e o amor não se arrepende.
Deus é amor, e o amor não se arrepende.
Então arrependeu-se o Senhor de ter feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração. (Gênesis 6:6). Este versículo parece controverso, mas isso acontece devido um desacerto na tradução.
Pois a palavra do hebraico traduzida por arrependimento é (נִחֵם/nichem),na realidade (וַיִּנָּחֶם/vaynåchem), e não está escrito (לְהִנָּחֵם/lehinachem), ou seja, Deus não está arrependido está desconsolado.
Aqui é aludido ao sentimento de um Pai que vê seus filhos caminhando por caminhos tortuosos diferentes dos traçados por ele, ou seja, no pecado ( αμαρτία/ amartía), errando o alvo.
E então Noé (נֹחַ/noach), encontra graça (חֵן/chen), nos olhos do Senhor.
Aqui vemos algo interessante, pois o nome Noé e graça contém as mesmas letras, na forma invertida. Ou seja, o Pai está sempre pronto a prover a salvação graciosa ao ser humano, basta que este olhe para Ele invés do mundo.
E aqui acontece o arrependimento da parte do ser humano, ( תשובה/teshuvah), que nos remete a (Mat 4:17), onde Jesus diz: "Arrependei-vos" ( שׁוּבוּ/Shuvu; μετανοείτε/metanoeíte), ou seja, somente nós devemos nos arrepender e voltar ao caminho e a missão que o Pai programou para nós seres humanos.
Que cada um entenda isso e volte para o reino do amor, onde o egoísmo não tem lugar. Sempre tendo o amor de Cristo Jesus como árbitro de seu coração.
(Molivars)