Em busca do sublime sentir.
A visão aguçada onde o sublime sentir, vence a baixa emoção.
E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que conduz à vida, e poucos são os que a encontram. (Mateus 7:14). Este versículo é a continuação do ensino na forma merisma.
O Pai sempre nos deu a opção de escolha (Livre arbítrio ), de seguirmos a vida ou as ambições da morte, ( Gên 2:15-17/4:7; Deut 30:29-20). E Jesus aqui novamente coloca a nossa frente a viva escolha.
Vamos falar algo sobre o livre arbítrio, muitos de nós entendemos errado sobre o livre arbítrio, pensando que todos e toda a criação tem livre arbítrio, mas quando estudamos vemos que somente o ser humano o têm.
O cenário à nossa volta, nós não controlamos, as emoções advindas dos acontecimentos cenográficos também não controlamos, mas os sentimentos advindos destes estes controlamos.
Ou seja, a ingratidão alheia não controlamos, os males advindos pelas ações humanas à nossa volta não está sob o nosso livre arbítrio, mas os sentimentos de ódio, preguiça, inveja, vingança, luxúria e assim por diante, estão sob o nosso controle.
Então cabe a nós Cristãos sabendo disso estar atento, vigiando o nosso interior, e orando ao Espírito Santo, para que transformemos as baixas emoções no fruto do Espírito que é o sublime sentir.
Que cada um de nós ponha em prática o amor que Jesus O Cristo nos ensinou.
(Molivars).