Um poder baseado no amor.
Um poder que tem como base o amor e o autocontrole.
Porque Deus não nos deu o espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação. (2 Timóteo 1:7). Aqui Paulo orienta a Igreja sobre como agir no cuidado com a vida.
Aqui destacamos três palavras:
Poder no hebraico, (גְּבוּרָה/gëvuråh), no grego ( δύναμις/dýnamis), nos dois idiomas está ligado ao poder, mas não a um poder como a mentalidade comum entende e sim um poder refinado pelos atributos que veremos a seguir.
Amor no hebraico, (אהבה/ahavah), no grego (ἀγάπη/ágape), nos dois idiomas significa amor, mas o amor, vontade, o amor como dom que advém de Deus, que aflora em pela ação do Espírito santo.
Moderação em umas traduções ou autocontrole em outras, no hebraico (מוּסָר/musar), no grego (σωφρονισμός/sofronismós), está ligada à ética, correção, disciplina e balizamento.
Então aqui entendemos que o poder que Deus nos dá está baseado no amor e na ética do amor que Jesus nos ensinou no sermão do monte (Mat 5: ao 7). Pois poder sem o amor e a disciplina de Deus, se torna tirania e serve a maldade.
Eis um pouco do entendimento do que é o poder que o Pai nos dá através de Jesus O Cristo, um poder que tudo pode em seu amor e em sua misericórdia na verdade que é Deus.
Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.
(Molivars)