A TAL HERESIA DA PREDESTINAÇÃO CALVINISTA
A TAL HERESIA DA PREDESTINAÇÃO CALVINISTA
Lendo sobre uma fala de Calvino sobre a predestinação, fiquei a pensar nos absurdos a que alguns protestantes acabam acreditando, não que Deus não tenha tudo de antemão certo, mas que cometendo pecados, alguns afirmem serem predestinados ao céu.
Pastores e cursos de teologia vêm ensinando essas bobagens. Gostei de um vídeo de um moço refutando rapidamente tudo isso, quando perguntou se Deus queria o pecado de Adão, sendo que um calvinista não tinha saída ao lhe responder. Outros diriam que Deus predestinou o mal, pecador, queda etc. Querem transformar Deus em Diabo, esses calvinistas e evangélicos.
Ensina Calvino:
“Um cidadão íntegro mata um sicário? Então dizem que “executou o desígnio de Deus”. Alguém furtou ou cometeu adultério? Já que fez o que fora previsto e ordenado pelo Senhor, este é ministro de sua providência. Um filho negligenciou os remédios e aguardou displicentemente a morte do genitor? Não pôde resistir a Deus, que havia assim pré-estabelecido desde a eternidade. E assim a todos os crimes chamam virtudes, porquanto são subservientes à ordenação de Deus” (Institutas, 1, VXII, p. 215)
Ainda, “Consideremos, pois, quão inadequada é sua argumentação: querem que os crimes de seus autores sejam impunes, porquanto não são cometidos senão pela administração de Deus. Eu concedo mais: os ladrões e os homicidas, e os demais malfeitores, são instrumentos da divina providência, dos quais o próprio Senhor se utiliza para executar os juízos que ele mesmo” determinou” (Institutas, 1, VXII, p. 217)
Esses e outros absurdos vêm dessa tal predestinação, que se mistura ao mau-caratismo, para justificar alguma salvação em Cristo, esquecendo do passado, quando se adentra em uma dessas seitas, a que querem chamar de “igrejas”. É muito cômodo para eu, que seria ladrão, criminoso, entrar numa dessas ideias e me ver livre de qualquer condenação, seja de homens, seja da lei de Deus.
Claro que uma confissão também não resolveria o problema, mesmo Católica. Ocorre que o “salário do pecado é a morte”, que existe o joio e o trigo, que existe uma Igreja que vai encontrar o céu, essa Igreja é predestinada, não individualmente o fulano ou sicrano. Como os evangélicos inventam interpretações pessoas e abrem e fecham igrejas todo o dia, ainda usam essa predestinação para atacar a Igreja católica, assim como atacam com outros absurdos, como já falei, da mariolatria, idolatria etc, e um monte de bobagens que acusam a Santa Igreja.
No mais, é pura heresia essa visão de predestinação fatalista, seja pelo livre arbítrio, seja pela morte de Cristo, seja pela santidade em semelhança a Cristo, que devemos buscar, seja pelo pecado condenado em toda a Bíblia, pelos exemplos muitos de destino destrutivo de Sodoma e Gomorra, de Egito, etc, a que revela a predestinação sim, mas do santo ou justo para o céu, e do pecador para o inferno. Claro que uma parábola dos talentos, dentre outras, mostra que não é matemática a forma que se entra no céu, mas mesmo assim em uma Igreja é aconselhável defender a santidade, do que o pecado, mesmo se sabendo que existe a tal predestinação, para deus, e somente para Deus. Já nós homens, devemos humildemente servir ao senhor e sermos salvos em Cristo, buscando não pecar e a amar ao próximo, bem como a deus sobre todas as cosias.