MARIA DA IMACULADA CONCEIÇÃO, POR QUÊ ?
Imaculada Conceição de Maria significa que a Virgem Maria foi preservada do pecado original desde o primeiro instante de sua existência. Nossa Senhora teve como pais São Joaquim e Santa Ana. A maternidade divina de Maria é base e origem de sua imaculada conceição e é divina não por causa de seus pais, mas por ela mesmo e pela graça de Deus, como veremos adiante.
Maria, mãe de Jesus Cristo, nasceu sem a mancha do Pecado Original, por isso imaculada, uma vez que todos os homens, após Adão e Eva, nascem com esse terrível fardo. O pecado original é a privação da santidade e justiça originais, mas não significa que a natureza humana se encontra totalmente corrompida, ela está ferida nas suas próprias forças naturais, sujeita à ignorância, ao sofrimento e ao império da morte, e inclinada ao pecado e para o mal.
O Batismo resgata (no sentido de buscar de volta) a pessoa do pecado original e areorienta o homem para Deus, mas as consequências para a natureza, enfraquecida e inclinada para o mal, persistem no homem e convidam-no ao combate espiritual.
Quando Gabriel, arcanjo do Senhor, vem para anunciar que ela seria a bem aventurada mãe do Filho de Deus, ele a saúda com " Salve, Maria, cheia de graça, Deus é contigo", vejam que o anjo do Senhor afirma que Maria é cheia da graça de Deus. Que cena espetacular e grandiosa para os humanos.
Portanto, Maria, Nossa Senhora, é cheia de graça desde o nascimento e continua assim quando o anjo a informa, quando ouve a profecia de Simeão, quando visita sua prima Izabel e é saudada por ela com a oração inspirada pelo Espirito Santo, quando procura o filho em Jerusalém, quando se apresenta nas bodas de Caná, quando acompanha o sofrimento de Cristo, quando lhe é entregue toda a humanidade como filhos, quando vai ao sepulcro, quando testemunha Jesus ressuscitado, quando recebe o Espírito Santo junto aos demais apóstolos, quando é assunta aos céus em corpo e alma, sempre cheia da graça divina.
Salve, Maria, mãe de Deus, nossa mãe, salve !