Cumprir tornando completo.

Cumprir no sentido de tornar completo.

Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir. (Mateus 5:17). Este versículo faz parte do sermão do monte, onde Jesus detalha a ética Cristã.

O versículo acima geralmente é compreendido de forma errada, pois muitos confundem o cumprir como se fosse revogar, e outros em obedecer. E os dois estão certos até certo ponto.

Pois quando nos atentamos sobre o que Jesus diz, vemos que Ele cita a lei no singular e os profetas no plural, Jesus torna completo e quita a lei do sacrifício, que deveria gerar no ser humano o horror ao pecado.

E Ele em obediência vence a morte do pecado da desobediência. A palavra traduzida para cumprir nos originais é, (πληρωσαι /plirosai;לְמַלּאת/lëmalt= preencher, tornar pleno, pagar, executar e quitar).

Aqui trataremos da lei, sacrificial, onde o cordeiro era imolado para quitar o pecado do povo, ou seja, o cordeiro morria no lugar pecador. Mas o Pai jamais viu bondade, em sacrifícios Ele sempre primou e prima pela obediência em amor e, por gratidão.

E Jesus mostrou forma vivida e vívida que a obediência e a misericórdia agrada o Pai, e nos leva de volta a imagem e semelhança. Então Jesus quitou uma dívida impagável que era nossa, e nos traz vida em plenitude de amor.

Eis a beleza de ser Cristão, pois somos guiados e portadores da misericórdia e do amor. Onde o amor de Cristo Jesus é o árbitro de nossos corações.

(Molivars)

Molivars
Enviado por Molivars em 09/12/2023
Código do texto: T7950129
Classificação de conteúdo: seguro