FLORES NAS TORRENTES DE NEGUEBE EM ISRAEL...# Memorial Recantista #🍁🌿

Em meio às guerras no Oriente Médio parece que estamos vivendo um tempo de secura espiritual, um tempo no deserto; essa região tão árida e tão seca. Seria possível brotar vida nesse deserto?

A Bíblia já profetizava que no deserto iriam nascer flores e que elas crescerão nas terras secas e que Deus o tornará tão belo como os Montes Libanos, tão fértil como o Monte Carmelo e o Vale de Sarom; as fontes brotarão no deserto e os rios correrão pelas terras secas.( Is 35, 1-10).

Em muitas passagens bíblicas as flores são citadas como símbolos de renascimento, transformação, iluminação, proteção, como a Flor de Lótus, o Lírio dos Vales, a Flor de Lis...

E hoje o que impressiona em Israel são os seus desertos floridos, uma paisagem maravilhosa!. São explendorosos os seus jardins e lindas as plantações de trigo.

Toda essa natureza exuberante, esses lindos campos floridos só é possível graças a tecnologia e o sistema de irrigação sobre as águas subterrâneas sob as dunas das areias.

🍁🌿🍁🌿🍁🌿

Irrigando o nosso jardim:

Para irrigar o "nosso jardim interior" podemos fazer através de simples "gotejamentos", sim, uma única gota faz a diferença para umidificar lentamente.

O princípio do gotejamento pode nos trazer grandes aprendizados e ela nos ensina um segredo; é preciso que ela seja constante e não deixe de pingar, gota a gota, o tempo todo.

Quando temos poucos recursos a nossa disposição é assim que fazemos, temos que ter paciência e não desperdiçar o que de precioso possuímos; parece que o gotejamento nos ensina a importância de perseverar, de insistir, de lutar, de nunca desistir, de seguir em frente!.

Quando nos defrontamos com a falta, nesse caso é a pouca água, o terreno é árido demais, aprendemos a dar valor para cada gota; e o contrário também pode acontecer, pois quando temos em excesso diante das muitas facilidades, parece que não aprendemos a valorizar o pouco.

🍁🌿🍁🌿🍁🌿

O gotejamento do perdão:

A cura interior começa com a experiência sincera do perdão!.

Como nos curarmos se as nossas feridas ainda estão abertas , às vezes tão latentes que chegam a arder...

Como conseguir esse processo de cura se o nosso próprio coração ainda está ferido?

Sim, é preciso trazer a compreensão e viver a experiência do perdão. Penso que hoje as maiores feridas são as da alma, aquelas que não dilaceram apenas o corpo, mas corrói também o espírito e a própria alma, minando todas as forças tanto externas e internas.

Parece muito simplista falar quando as mágoas, as dores , as ofensas, os desentendimentos, as agressões deixaram marcas nos corações, mas é preciso decidir e fazer com que não sejamos dominados por esses sentimentos.

O perdão é necessário principalmente para quem perdoa, livra as pessoas das dores, das mágoas, dos ressentimentos, quando elaborado faz a pessoa caminhar mais tranquila e leve e seguir em frente.

Não é um processo rápido; às vezes é bastante demorado, mas quando iniciado exige coragem e persistência; cada pessoa caminha no seu próprio ritmo e nesse processo pode haver recaídas onde os sentimentos contraditórios se alternam, demorando a cicatrização e a sua elaboração.

É permitir-se acolher, ressignificar

a sua história de vida , passar a ter um olhar mais tranquilo e positivo diante do que foi vivido; a historia passou e ela não muda, mas podemos ampliar as nossas possibilidades de compreensão diante das experiências que tivemos.

Visto por este viés o perdão pode favorecer o desenvolvimento das nossas potencialidades e forças saudáveis; por ser um ato consciente e reparador pode trazer mudanças também para o ofensor e transformar até para melhor o seu comportamento.

E porque não acreditar no potencial das pessoas de resgatarem e reavaliarem os seus erros, as suas atitudes e aqui estão incluídos todos nós que também somos limitados, fracos, inseguros e também passamos pela aprovação ou reprovação do olhar do outro, podemos estar desse lado, do lado que ofende, do lado que erra, do lado que deixa marcas...

Para ter o nosso coração curado e restaurado é preciso nos libertar das nossas dores e mágoas, elas acabam ocupando um espaço grande dentro de nós; como no nosso jardim é preciso deixar espaço para o florescer de novas raízes, folhas e brotos!

🍁🌿🍁🌿🍁🌿

Esses escritos foram inspirados no livro do Padre Léo chamado "Gotas de cura interior", onde ele fala do "Florir no deserto", do nosso processo de cura, do "Gotejamento" e basicamente no livro todo ele aborda o processo do perdão; da importância de externar, de declarar, de exercitar o perdão e de como esse processo requer humildade, mansidão, maturidade e autocontrole espiritual.

Ele diz que para compreender e exercitar o perdão é preciso ultrapassar o critério e o conceito social de justiça, ou seja não se ganha nada retribuindo com a vingança; a vingança faz nos aprisionar em nós mesmos.

E como ele diz: " Quando nos decidimos pelo perdão, sendo ele fruto da vontade, nossa inteligência se encarrega de dar-lhe o destaque nos raciocínios. Ele passa a ser aquele que comanda as ações e reações da vontade. Com isso conseguimos reorganizar nossa história - a partir do perdão, e não da ofensa recebida."

Cita também as atitudes curadoras, as "gotas que curam", o aprender a olhar; discorre sobre a cura e o processo do ressentimento e cita a importância de estar na paz de Deus, do crescer em Deus e de agradecer as suas bençãos e graças...

Como está na contra capa:

"Mas Padre Léo também sabe o quanto somos ávidos por resultados imediatos. E é a partir dessa preocupação que ele inicia seu livro, com a imagem dos belos jardins de Israel em pleno deserto com base em um princípio tão simples e eficaz quanto sábio: o gotejamento. Com essa ideia em mente o autor nos apresenta as gotas que devemos deixar regar nosso coração a cada dia, em busca de uma cura interior.

Assim, vamos conhecendo as gotas do perdão, do amor, da perspectiva positiva da vida, da valorização do tempo presente."

Do livro: Gotas de cura interior.

Autor: Padre Léo, SCJ

Editora Canção Nova.

🍁🌿🍁🌿🍁🌿

Veja vídeos das Torrentes de

Neguebe.

https://youtu.be/Te7SXBipolc?

si=HRq-r7mt35c9VEZN

https://youtu.be/pziyITQgLaw?

si=VSHOrnXYEVBIMqPH

Lélia Angélica
Enviado por Lélia Angélica em 09/11/2023
Código do texto: T7927923
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.