Nascer de novo
Nascer de novo, no e para o amor.
Não te admires de eu te ter dito: Necessário vos é nascer de novo. (João 3:7). Jesus aqui responde a um questionamento sobre como entrar no reino de Deus.
A palavra usada para "novo" no grego é (ἄνωθεν/ánothen), no hebraico é ( מִלְמָעְלָה/ milëmåëlåh), as duas palavras tem a ligação de acima, ou seja, parafraseando o dito de Jesus fica assim: "mudança de mente e de sentir, (metánoia/μετάνοια), o vivo arrependimento."
Em outro estudo estudamos a parte teológica sobre o que é nascer de novo. Aqui estudaremos a parte prática.
Paulo e sua carta aos Gálatas explica sobre a obra da carne (Gálatas 5:19-21). E sobre O fruto do Espírito ( Gálatas 5:22-26). Eis aqui a fórmula do vivo, nascer de novo.
Em todo e qualquer relacionamento se não deixarmos para trás os traumas e os dissabores dos relacionamentos anteriores, o novo será poluído pelos rancores e pela lente da desconfiança que habita em nosso interior.
Assim se dá com o caminhar em Cristo e com Cristo, se não buscarmos incessantemente nos limparmos dos sentimentos que o mundo nos ensinou, jamais estaremos com Cristo.
Pois o verdadeiro arrependimento advém de uma auto observação, porque somente sabendo como estamos é que podemos evoluir. E evoluir para retomarmos a imagem e semelhança com o Pai.
Então comecemos a nos autoavaliar a cada instante e cada momento, e O fruto do Espírito florescerá em nós, e o reino de Deus estará em nós e nós estaremos nEle.
Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.
(Molivars).