Os olhos de Deus
Os olhos são para ver, para observar e também para ajudar no equilíbrio do corpo. Mas Deus, como espírito, tem olhos? Vejamos!
O órgão da visão é muito importante para o ser humano. Pois, através dele, podemos saber muito do que existe e nos cerca. Podemos andar, caso estejamos apto para isso, sabendo o que está diante de nós, mandando milhares de informações para o cérebro processar e nos permitir optar. Ele capta informações sobre obstáculos, passagem com altura, largura e profundidade; adversidade, clima, tempo, luminosidade, etc.
O criador do ser humano o dotou com os órgãos do sentido de modo extremamente inteligente. Cada um deles tem a sua função e objetividade. O conjunto e interdependência deles é algo fenomenal.
E Deus também deu ao ser humano a capacidade de desenvolver aparelhos e mecanismos capazes de ver longe e também através de obstáculos aos seus olhos. Ele inventou lentes poderosas e objetos eletrônicos para revelar o oculto e escondido.
Assim, ele inventou câmeras fotográficas e utensílios eletrônicos potentes, com os quais ele perscruta até o universo. Com alguns outros inventos ele chega a ver, através de ondas eletromagnéticas e espectros, o que há dentro da Terra e no fundo dos mares. De cima do espaço é possível ver e saber até o que pode estar no subsolo terrestre.
É até possível ver coisas invisíveis que há nas células e mesmo no padrão genético. Mas o homem não consegue ver o pensamento e intenção do homem, coisa que Deus reservou para si e para alguns a quem ele capacitou para, eventualmente, isso saber.
Parece-me sobremaneira admirável que Deus veja mesmo antes que o fato ocorra, e até mesmo antes que formulemos qualquer palavra. E isso está manifesto em alguns textos bíblicos.
Mas é interessante que o homem, que faz previsões de tempos, marés e ocorrências diversas, não creia que o seu criador veja tudo o que Ele criou, e possa inclusive determinar o seu "modus vivendi e operandi". E diz que os seus olhos buscarão os fiéis da Terra para que lhe sirvam. Assim, concluímos que Ele tem olhos. Sem nenhuma dúvida esses olhos estão no Filho, o qual é a imagem do Pai.
Por essa razão, devemos nos comportar de modo digno, a fim de podermos não vir a ser apenado pelo justo juiz, diante do qual todos haverão de comparecer, a fim de dar contas do que fez, e receber a recompensa dos nossos atos o praticados, quer sejam bons, quer sejam maus.
Passo Fundo-RS, 31/10/2023
Oli Prestes
Missionário