A cura do corpo e da alma.
Vencendo a ansiedade, banhando-se amor. (II).
Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal. (Mat 6:34). Jesus em todo sermão do monte nos ensina o vivo equilíbrio entre a vida física e a vida espiritual. Aqui Ele fala sobre a danosa ansiedade.
Jesus sabia que as piores dores humanas são geradas no cerne do seu ego, ou seja, a nossa alma humana ( נֶפֶשׁ/nefeshe/ ψυχή/psique), sempre nos alentará com a materialidade, que é necessária para nossa vida humana comum.
O lado ruim deste sentir é que se nos deixarmos levar somente por este lado nos quedaremos ansiosos e adoecemos na alma e consequentemente no corpo.
E se também nos deixarmos levar somente pela parte da alma espiritual, começaremos a desvalorizar a vida e quedaremos também num desequilíbrio.
Jesus sempre nos ensinou que o equilíbrio entre a alma humana (( נֶפֶשׁ/nefeshe; ψυχή/psique), e a nossa parte espiritual (πνεύμα/pneuma; רוּחַ,. נְשָׁמָה/ ruach, nashama), se faz necessário.
Pois fomos criados para um vivo equilíbrio entre o cuidado com as vidas físicas e a vida espiritual. E para aprendermos e apreendermos a vida como um todo no ser. E seguirmos sendo uma viva representação do amor físico e espiritual de Deus, por todo o universo.
Assim sendo, na vida teremos aflições, mas o bom ânimo espiritual alimentando pelo sopro do Espírito Santo, nos levará a compreendermos a vida como um todo. E enxergaremos a beleza de se viver em paz mesmo em meio a tribulação. Eis a receita para vencermos a ansiedade e se deliciar na plenitude da vida. Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.
(Molivars).