Ananias o exemplo do recepção Cristã.
Ananias, o verdadeiro Cristão; um exemplo de perdão e amor. (II)
Mas o Senhor lhe disse: Vai, porque este é para mim um instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e reis, bem como perante os filhos de Israel; pois eu lhe mostrarei quanto lhe importa sofrer pelo meu nome. (Atos 9:15-16). Ao estudarmos está passagem vemos aparecer a figura real de um cristão, que obediente segue a orientação dada por Jesus.
Aqui vemos algo interessante: o Evangelho é vivido por pessoas que são quase anônimas, mas a lembrança sempre será marcada por Deus, que jamais esquece dos seus. Muitos lembram de Barnabé, de Pedro, de João, mas o evangelho lembra de Ananias.
A reputação de Paulo chegou antes dele. Como vemos antes, Paulo era muito zeloso pelas crenças judias e por este motivo se empenhou em uma perseguição a todo aquele que acreditasse ou professasse a fé em Cristo Jesus. Ele trazia consigo a autorização para prender a todos os cristãos. Quando Ananias recebeu a ordem do Senhor para ir abençoar a Paulo, por um momento tudo pode ter parecido loucura.
Ir ajudar o homem que veio para prendê-lo, e com todo direito ele poderia se aproximar de Paulo cheio de suspeitas e recriminações e olhar para Paulo, com um olhar julgador dizendo culpado. Ou ainda obedecer a ordem a contragosto tendo em seu coração o desejo de assassinar, mais do que abençoar. Mas o que vemos acontecer foi algo mui diferente, Ananias a exemplo de um verdadeiro Cristão enquanto cópia de Cristo Jesus, levava consigo um coração perdoador.
E aqui vemos um exemplo de cristão em Ananias, que por muitos de nós se faz esquecido. É bem certo que a conversão de Paulo se dá início na oração perdoadora de Estevão, e a sua rendição ao amor acontece no caminho para Damasco, mas também é certo que ela se completa e se confirma na acolhida fraternal de Ananias: Então, Ananias foi e, entrando na casa, impôs sobre ele as mãos, dizendo: Saulo, irmão, o Senhor me enviou, a saber, o próprio Jesus que te apareceu no caminho por onde vinhas, para que recuperes a vista e fiques cheio do Espírito Santo. (Atos 9:17).
Ananias deixou de lado a reputação de Saulo, e viu em Paulo um verdadeiro irmão. Deixando registrado um dos exemplos mais sublimes do amor e do perdão Cristão. Isto é o que Cristo pode fazer, na vida de cada um de nós, e de todo aquele que realmente desejar seguir a Cristo Jesus em amor e verdade. Quando abrimos o nosso coração para que o amor de Cristo Jesus ocupe todos os espaços.
Este amor transformador transforma a frieza, a ira, o ódio e o rancor, em amor, paz, carinho e na força maior que é o perdão. Porque o perdão é um atributo de Deus, e só pode praticar o perdão plenamente aquele que se alimenta na fonte do amor que é Deus. Tornando-se em um ser capaz de amar e perdoar. E as escamas do sentir egoísta caem dos nossos olhos: Imediatamente, lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e tornou a ver. A seguir, levantou-se e foi batizado. (Atos 9:18).
E por fim aqui podemos ver o exemplo vívido que em Cristo, Paulo e Ananias, os homens que tinham tudo para serem terríveis inimigos, unindo-se como irmãos em amor e verdade. Que esse amor possa fazer parte de nossas vidas como se ela dependesse dele, pois realmente depende. Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.
(Molivars)