Regiões Espirituais

PALAVRAS DE VIDA- Nova Fase Irvine-C.A.-U.S.A.

Pastor Serafim Isidoro

REGIÕES ESPIRITUAIS

1) DEUS

"Ao rei eterno, imortal, invisível, Deus único, honra e glória pelos séculos dos séculos, amém".

"Deus é espírito e importa que aqueles que o adoram o adorem em espírito e em verdade".

"O único que possui a imortalidade, que habita em luz inacessível, a quem homem algum jamais viu, nem é capaz de ver, a Ele honra e poder eterno, amém."

Quando estudamos as declarações bíblico-teológicas sobre o excelso ser a que denominamos Deus, descobrimos a imensidão de declarações a esse respeito. No livro de Isaias escrito por volta do sexto e sétimo século aC. encontramos quatro mil cento e cinquenta citações do nome excelso de Deus, sendo que ele próprio se expressa revelando-se ao profeta e a todas as gerações.

O céu é a casa de Deus; a sua habitação. Está colocado acima de tudo, em uma região espiritual fora do universo, já que o universo será desfeito e reformado após o Juízo final descrito no livro Apocalipse. Ninguém (excetuando-se a pessoa ressurreta de Seu Filho) subiu ao céu. Hb. Capítulo um - Os santos salvos estão em outra região, em espírito e alma aguardando a redenção dos seus corpos que serão redivivos quando da manifestação gloriosa dos filhos de Deus na segunda vinda do Senhor, fase b - Rm. 8.23 - ..."Nós, que temos as primícias do Espírito, igualmente gememos em nosso íntimo aguardando a adoção de filhos, a redenção de nosso corpo".

A grandeza e a magnitude de Deus não permitem comparações. Na realidade adoramos o que não sabemos. "Assim como os céus são mais altos do que a terra, assim os pensamentos de Deus e o nosso pensamento" - Is. 55.9. Este ser supremo é chamado "o Altíssimo" - UPSISTOS em grego koinê. A fé ultrapassa os limites da lógica e do raciocínio; a fé é dom de Deus, também denominada "Fé comum - Jd.1.3. O homem natural, PSYKIKÓS, usa a mente, a lógica e o raciocínio no que concerne a Deus; O homem PNEUMATIKÓS - espiritual, discerne bem todas as coisas e usa a fé, submetendo-se a Deus - I Co. 2.14.

2) REGIÕES ESPIRITUAIS

Os tradutores da Bíblia usam certos acréscimos ao texto grego para se fazerem entender; também às vezes suprimem termos para clareza. Assim é que onde o texto grego usa o termo CELESTIAIS– epourânios acrescentam o termo REGIÕES.

As “celestiais” são uma região espiritual onde se processam os conselhos, as decisões de Deus na Sua Trindade, de satanás e seus comandados, para definir os rumos da vida humana, nações e dignatários. A posição “assentados” indicava posição de autoridade pois os escravos se apresentavam de joelhos perante seus senhores.

Paulo, apóstolo escreveu: “Estamos assentados com Cristo nas Celestiais”.

Há uma doutrina pouco entendida quanto a oração intercessora que nos transporta espiritualmente às CELESTIAIS fazendo-nos participantes das decisões que ali são efetuadas – I Tm.1.8.

No primeiro livro dos reis, capítulo vinte e dois, versículos dezenove a vinte e oito é descrito o que se passa nas "Celestiais".

3) REGIÕES TERRESTRES

O mundo físico é o nosso lar. Aqui foi o palco onde se realizou a redenção da raça humana. Hoje pela internet vislumbramos o quanto é lindo o nosso planeta, apesar das guerras e estultícias do ser humano. João declara que Deus amou o mundo. O livro de Genesis diz que Deus viu que tudo o que criara era bom. Mas o mundo passa e os seus desejos fortes - CONCUPISCENCIA, em grego. O presente mundo será destruído por fogo, conforme o livro apocalipse, e então haverá novos céus (observe-se o plural) e nova terra. - Ap.21.1.

4) O MUNDO INFERIOR

Existe espiritualmente um mundo paralelo ao nosso mundo, invisível mas real, onde seres espirituais são presos até devido tempo. KATÔTERA, expressão única no texto grego traduzida como "Regiões Inferiores" - Ef. 4.9. Esse termo nos leva a deduzir uma grande região comportando outras menores: Hadês, abismo, Inferno. Seria como: Katôtera, um grande pais; Hadês, um grande Estado; Abismo, uma grande cidade; Inferno (Geênna) uma grande rua. Usamos essa metáfora para se entender o que na realidade ela expressa..

a) HADDÊS

“Escondido” é um lugar espiritual para onde vai o ser humano sem salvação após a morte, isto é: seu corpo fica na sepultura, mas sua alma e seu espírito são confinados ali de maneira consciente. Texto de clara compreensão Lc.16.19-31 descreve com clareza esse assunto.

b) HABYSOS

“Abismo” dentro da região Hadês é o local da prisão de demônios que aguardam a ocasião em que serão parcialmente soltos, como específica Ap.9.1-6. O fim desses demônios está demonstrado em Mt.25.41, onde se depreende ser a condenação o destino deles que já foi estabelecido no grande plano de Deus.

c) GEÊNNA

“Inferno” palavra que simboliza um lugar de tormento real, para onde vão o espírito e a alma dos humanos que morreram sem salvação e que ali permanecerão até o dia do juízo final, quando serão conscientizados e lançados para o Lago de Fogo – Ap.20.11-14.

d) TARTARÓS

Dentro do espectro Katôtera, há uma sub-região a que denominamos TARTARÓS, termo único no grego, cuja definição o apóstolo Pedro explica na sua segunda carta: "Deus não poupou a anjos quando pecaram, antes precipitando-os no Tartarós os entregou a abismos de trevas, reservando-os para o juízo". E na carta de Judas, 1.6: "E a anjos que não guardaram o seu estado original, mas abandonaram o seu próprio domicilio, Ele tem guardado sob trevas em algemas eternas , para o juízo do grande dia".

e) LAGO DE FOGO E ENXOFRE

“Pyr to Aiônios” Fogo das Eras, a extinção final de todas as coisas, para o início de uma Nova Era, completando-se assim o Grande Plano de Deus – Ap.20.14.

----------------------------------------------

O Pastor D.D.Serafim Isidoro oferece seus livros, apostilas e aulas do grego koinê:

No Google: serafim Isidoro textos