Fé além da religiosidade.
Fé, Emunâh , Písti; muito mais que religiosidade.
Digo-vos que depressa lhes fará justiça. Contudo, quando vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra? (Lucas 18:8).
Fé, ( אֱמוּנָה/ Emunâh /; πίστη/písti), Jesus aqui fala sobre uma fé que vai além dos eitos religiosos, eitos que levam as pessoas pensarem que por cumprir determinados ritos, ou rituais estão ligados a Deus.
Jesus fala de uma fé que vai além das atitudes preconceituosas, pois antes como hoje muitos ditos crentes torcem o nariz, para a necessidade alheia por pensarem que a sua doutrina é mais santa que a de outrem.
Jesus fala de uma fé que vai além dos preceitos, pois não se baseia em vestimenta, em atitudes exteriores nem em chavões. Se baseia no serviço onde quanto mais alta a hierarquia, mais se tem a obrigação de servir o pequeno.
Jesus fala de uma fé que se baseia, no perdão, no amor, no respeito, na fidelidade, no zelo, pelo bem estar das vidas e no servir sem fazer acepção de vidas ou pessoas.
É a fé que ama o bem e jamais busca a vingança porque entende o que é ser benção. Que jamais é soberba, porque compreende o que é, misericórdia quero.
E a fé que nos leva a agir assim não em troca de um lugar no céu, e sim porque num religare real entendemos que é o certo a fazer. Fé advinda da graciosa gratidão pela vida que o Pai nos deu. Eis a fé que Jesus quer ver no seu retorno, (parousia/παρουσία).
Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.
(Molivars)