Profetas de um altar Cristocêntrico.
Profetas de um altar Cristocêntrico.
Mas o que profetiza fala aos homens, edificando, exortando e consolando.(1Co 14:3). O apóstolo Paulo desde o capítulo doze da presente carta aos Coríntios até o capítulo quatorze, ele ensina sobre os diversos dons que brilham nas vidas dos Cristãos.
Aqui ele disserta sobre o dom de profetizar, no hebraico (לְנָבֵּא/ lenabé ; que vem de , נביא/ näbi) , e do Grego, ( προφητεύω/ profitévo). Que significa revelar para o povo de Deus, a vontade de Deus. Seja para advertir sobre uma consequência vindoura dos seus atos, boa ou má. Seja para consolar mostrando a luz ou a bonança que virá após a tribulação. E jamais foi ou é, uma adivinhação para satisfazer desejos egoístas, até porque o Pai proíbe tais atos.
Em todo grupo de pessoas há os que se sentem deprimidos e desanimados. Porque seus sonhos não se converteram em realidade; e diante de uma realização pessoal que se mostrou sem efeito estão caídos, sentindo-se incapacitados.
E, é diante do altar ou de um aconselhamento que este busca encontrar algo que alegre seu coração, que ampare seu braço, e o faça elevar a fronte. Um sermão ou aconselhamento pode começar mostrando o desastroso efeito do pecado na vida de um ser, mostrando para onde levará uma vida egocêntrica.
Também tem que mostrar o brilho da graça e do perdão que vem diante do arrependimento. Um sermão ou aconselhamento deve mostrar que a vida dum Cristão não é uma vida de facilidades, mas também deve assinalar que a graça de Deus o capacita e, o capacitará a conquistar a vitória de uma vida que vai além da vida, e que um Cristão jamais está só pois o Espírito Santo esta nele e com ele.
No mundo a todo momento, corações são destroçados por ingratidões, traições, mentiras, ou seja, em todo grupo de pessoas haverá sempre alguém a quem o egoísmo danificou, para este, a primavera já não existe. Ele já não vê o colorido das flores e nem o azul do céu. Em sua volta ele só vê galhos secos e os dias são grisais. E é dever de quem prega, ensina ou aconselha levar a luz do colorido amor de Deus para esta vida.
Sendo assim, antes de pregar, aconselhar ou ensinar alguém, ore para que o Espírito Santo, lhe dê o dom de profecia, dom que revela a outra alma a vontade de Deus.
Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.
(Molivars).