Lendo a bíblia toda por meio dos evangelhos - Introdução parte 1.

Gostaria de convidar você leitor a um exercício de imaginação. Nada melhor do que iniciar desta forma, uma vez que a bíblia é um livro que mexe com nossa imaginação. Portanto, quero que imagine você mesmo ou qualquer outra pessoa que nunca teve contado com a bíblia. Poderia ser um novo convertido ou mesmo um ateu que queira apenas pesquisar esse livro como uma fonte de informações. Você tem em suas mãos um exemplar do Novo Testamento, algo que não é difícil de se encontrar, e ao abrir esse livro se depara com a seguinte declaração: “Livro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão” (Mt 1.1). Além de Jesus temos mais dois personagens, Davi e Abraão. Quem são esses nomes? Qual seria sua reação?

Mas vamos supor que ao invés de Mateus você comece sua leitura em Marcos e, se depara com a seguinte afirmação: “Princípio do evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus” (Mc 1.1). Aqui, Jesus não é apresentado como filho de Davi, nem de Abraão, mas sim de Deus. Mas como assim? você poderia pensar. No entanto há mais duas possibilidades como opções. Em Lucas temos o início de uma pesquisa com o objetivo de esclarecer as coisas para certo individuo com o nome de Teófilo, diz o texto da seguinte maneira: “para que tenhas plena certeza das verdades em que foste instruído” (Lc 1.4). Teria nesse ponto o leitor desistido? Ou seria ao ler o prólogo de João que diz da seguinte forma: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus” (Jo 1.1).

Seja qualquer um dos evangelhos, não podemos negar que há uma dificuldade para um leitor novo convertido ou mesmo um pesquisador comum que ainda não tenha um repertório prévio para compreensão dos registros evangélicos. É bom que se saiba que não estou falando aqui de doutrinas defendidas por um ou outro seguimento do cristianismo, mas simplesmente elementos básicos que são necessários na construção de um saber norteador da leitura.

Nesse sentido nos propomos através de alguns textos guiar você ou esse suposto leitor que imaginamos com necessidades elementares para prosseguir no entendimento dos evangelhos. Esse leitor terá um “aio” (condutor-pedagogo) pegando em sua mão e mostrando o caminho inicial até que ele mesmo possa caminhar com suas próprias pernas na jornada de leitura da bíblia, crescendo em graça e conhecimento.

Mas além de uma guia, esse texto e outros que colocaremos aqui pretende ser uma placa sinalizadora. É isso que me veio à mente quando resolvi escrever sobre a leitura da bíblia. Uma placa para sinalizar, apontar e direcionar. Por isso não perca os próximos capítulos dessa saga semanal. Tenho certeza que ao final sua compreensão da bíblia, bem como seu relacionamento com Deus terá crescido significativamente.

Marcelo Junio Silva
Enviado por Marcelo Junio Silva em 19/09/2023
Código do texto: T7889575
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.