Pronto para ouvir (II)
Pronto para ouvir.
(Parte II).
(Ouvindo Deus falar conosco, através da Bíblia).
Sabei isto, meus amados irmãos: Todo homem, seja pronto para ouvir, tardio para falar e tardio para se irar. (Tiago 1:19). Este versículo faz das orientações que Tiago, faz para os israelitas da dispersão, e para nós também.
Entendo um pouco mais sobre: "Prontos para ouvir." No grego akousai (άκοΰσαι), no hebraico (שָׁמַע) shama.
Num primeiro nível, ao lemos a Bíblia buscando entender, aprender e compreender o que ela nos ensina, começamos a ouvir a Deus.
Na tradição hebraica, quando copiamos ou transcrevemos um texto da Bíblia, devemos fazê-lo com respeito sempre cuidando para não acrescentar nada nem tirar nada. Pois a Bíblia é a palavra de Deus.
Jamais devemos usar texto fora do contexto, porque isso certamente nos levará ao erro. Pois tudo que está escrito na Bíblia tem o seu, por quê, e o contexto diz o porquê, pra quem e para que foi dito ou ensinado.
E mais a Bíblia não é um oráculo, onde sorteamos um texto, com a finalidade de saciar um desejo egoísta, ela é um manual de vida, onde se mostra erros e acertos do povo escolhido, para que sirva como um mapa para igreja e para o seu povo.
E por fim a Bíblia trata com o ser humano por inteiro, corpo (גוּף/σώμα ), alma (נפש /ψυχή), e espírito (רוּה, נשמ/ πνεύμα). E todos os seus textos falam com o ser humano nestes níveis, por isso jamais devemos estudá-la de forma leviana.
E mais a Bíblia não foi escrita para saciar pontos de vista, por isso ao citar uma parte do seu texto devemos fazê-lo sempre dentro de uma exegese.
Aqui entendemos um pouco mais sobre a sagrada escritura onde o Pai fala conosco. Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.
(Molivars).