Pronto para ouvir.

Pronto para ouvir.

(Parte I).

(A ação da audição na nossa alma)

Sabei isto, meus amados irmãos: Todo homem, seja pronto para ouvir, tardio para falar e tardio para se irar. (Tiago 1:19). Este versículo faz das orientações que Tiago, faz para os israelitas da dispersão, e para nós também. Lembremos que aqui é um estudo resumido.

Então destacaremos a frase: "Prontos para ouvir." No grego akousai (άκοΰσαι), no hebraico (שָׁמַע) shama. Nos idiomas originais da Bíblia não se difere ouvir de escutar.

No português nós temos uma diferença entre apenas ouvir e escutar, ou seja, atentar para aquilo que se ouve. No mundo de hoje onde os vídeos de três minutos, e textos de três linhas são o que predominam, muito se ouve, muito se lê, e pouco se aprende e nada se compreende.

Na tradição hebraica ouvir, era precioso pois os alunos aprendiam com seus mestres de boca a ouvido. Foi assim que Jesus ensinou, e ler era muito importante, pois só podia ensinar quem tinha estudado e escrito uma cópia da Torah.

Depois da visão, a audição é um sentido precioso, pois os sons que ouvimos vão direto a nossa alma, e afetam a nossa psique, promovendo rejeição, a preciosa empatia e a compaixão.

Sendo assim, se os nossos olhos (ὀφθαλμός/עין), levam luz ou trevas ao nosso interior, os ouvidos ( οὖς/אזן), vibram a bondade ou a maldade em nossa mente e consequentemente em nossa alma.

Aqui, entendermos o importância do sentido da audição, e que isso nos sirva para cuidarmos do ouvimos ou escutamos, sempre tendo o amor de Cristo Jesus como árbitro de nossos corações.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 05/09/2023
Código do texto: T7878550
Classificação de conteúdo: seguro