A SAUDAÇÃO É FEITA AO DELTA OU AO VENERÁVEL MESTRE?

Já vi por diversas vezes alguns Irmãos, ao instruírem Aprendizes Maçons em relação a saudação ao Oriente, explicar que ela deve ser feita ao "Delta" localizado por trás do Trono de Salomão. Esse tipo de instrução está equivocada. Analisando essa forma em que a instrução têm sido dada por diversos Irmãos, me veio dois questionamentos:

1 - Ou o Irmão não estudou sobre o assunto (e se não estudou, não deveria estar instruindo erroneamente) ;

2 - Ou intencionalmente não saúda o Venerável Mestre, por não aceitar o Irmão de posse do primeiro malhete (parece bizarro, mas isso acontece em nosso meio).

Parece razoável saudar o Delta Sagrado que ali se encontra, devido a grandeza do simbolismo que ele tem, porém, mais razoável é seguir o Ritual, que dita como devem ser as Sessões. Além disso, o Ritual não pode ser alterado nem pra mais e nem pra menos.

Em esclarecimento a determinadas dúvidas de um Obreiro, o Poderoso Irmão Pedro Juk, em certo momento explica de forma concisa que "as saudações em Loja são sempre feitas ao Venerável Mestre, não ao Delta".

O Ritual de Aprendiz do REAA do GOB, também diz de forma clara na sua página 42, a quem a saudação ao Oriente deve ser feita, ou seja, ao Venerável Mestre.

Portanto, não há o que questionar. Quando o Irmão precisar fazer a saudação ao Oriente, faça ao Venerável Mestre, que é o presidente da Loja e a Luz que maior deve ter brilho. Aceitando ou não, o Venerável Mestre da sua Loja, durante o período de sua gestão, hierarquicamente estará no patamar maior da Loja, e a ele se deve ter todo respeito e obediência. Salve Venerável Mestre.

Bibliografia:

Pedro Juk. pedro-juk.blogspot.com

Ritual de Aprendiz do GOB

Autor: Francisco das Chagas Ramos da Cunha (CIM 309133)

Contato: chagasramos1@gmail.com

M∴I∴ da ARLSB Álvaro Mendes N°2.139 (REAA)

e da ARLS Chapada do Corisco Nº 4593 (Rito Schröder),

ambas Jurisdicionadas ao GOB-PI e Federalizadas ao GOB.

Oriente de Teresina-PI