O Senhor é meu pastor; nada me faltará. (Salmo 23:1)
Conta-se que um leitor das Bíblia, dos que costuma usá-la também como amuleto, abriu-a aleatoriamente numa página qualquer para ler o primeiro versículo com que se defrontasse. Esse versículo sorteado lhe serviria de parâmetro diário.
Mas qual não foi a surpresa naquele dia, quando ele abriu a Bíblia para ler a "sua frase" do dia e encontrou escrito: "... retirou-se e foi se enforcar." (Mateus 27:5). Imediatamente ele a fechou pasmado e abriu em outra página. Dessa feita o versículo com que se defrontou foi Lucas, capítulo dez e versículo trinta e sete: "Vai, e faze da mesma maneira." Tornou a fechar e abrir em outra página onde deparou escrito: "O que fazes, faze-o depressa." (João 13:27).
Dessa maneira, acredito, a frase bíblica mais comum usada como amuleto é a do Salmo vinte e três, primeiro versículo: "O senhor é meu pastor; nada me faltará."
A encontramos em molduras, umbrais de portas, para-choques de caminhões, etc. Há lares em que a própria Bíblia é conservada permanentemente aberta neste versículo, como se que para dar sorte e trazer bons fluidos. Como se bastasse colocar frases escritas em determinados lugares para se solucionarem problemas. Se assim o fosse, todos os governos, de todo mundo, já teriam feito uso dessa frase em decreto e até em cor escarlate, como vacina.
Contudo, esqueceram os pretendentes usuários da frase que entre os pesos "O Senhor" e "nada me faltará" está a aferição "meu pastor."
Você já aferiu esta frase? É a primeira pergunta.
Arrazoemos: A condição única, necessária e suficiente para que Ele, O Senhor, do qual nada falta, seja "seu pastor" é você ser ovelha do aprisco d'Ele.
Você é ovelha do aprisco d'Ele? É a segunda pergunta.
Que Ele é o Senhor não resta a menor dúvida. É Senhor tanto seu quanto meu, quer queiramos quer não. É Senhor nos céus e na terra. Senhorio incondicional. Que Ele é pastor também não resta dúvida. Ele mesmo o disse. Que todo ser humano é tido, por Ele, como ovelha (devido nossa fragilidade em nos defendermos do mal), também é indiscutível.
Que com Ele nada falta: óbvio. Porém que todos são ovelhas d'Ele: Não! Se é ovelha d'Ele, se estiver no aprisco d'Ele. Fora disso, nada feito. É condicional.
Impossível um pastor de ovelhas ser pastor de uma referida ovelha sem esta ser do seu aprisco.
E assim sendo: Tudo faltará!