A viva transformação interior.
A cada novo amanhecer, uma nova oportunidade de transformação.
Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; porque tens lutado com Deus e com os homens e tens prevalecido. (Gênesis 32:28). Este versículo faz parte da narrativa onde é descrita a transformação de (יַעֲקֹב ,Yaaqob), Jacob, para (יִשְׂרָאֵל ,Yisrael) Israel.
Aqui vemos que Jacó teve que lutar com Justiça, pois o nome que é traduzido aqui por Deus é, (אֱלֹהִים ,elohim), ou seja, o atributo da justiça. Justiça pela qual Deus criou o universo, os seres celestiais, as vidas da terra e a parte espiritual do ser humano.
Pois até o versículo quatro do capítulo dois de genesis somente vemos a menção de Elohim. Somente após isso entra o atributo da misericórdia de Deus, ou seja, (יהוה אלהים).
Aqui começamos a entender o que Jesus disse a Nicodemos, ( Nascer de novo; João 3:1-22). Morre Jacob, o apanhador de calcanhar, aquele que se agarra à materialidade, e nasce Israel , o príncipe que prevalece com Deus.
Ou seja, ao vencermos a nossa natureza que nos faz desobedientes, egoístas e materialistas, começamos a conhecer a Deus e a sua viva misericórdia. Pois foi para isso que fomos criados, para ser a viva imagem e semelhança do amor misericordioso de Deus, no universo.
Mas como estamos hoje somos somente a expressão do mal, se faz urgente buscarmos a viva transformação. E para que isso aconteça temos o Espírito Santo para nos ajudar, basta nos empenharmos em oração na busca da viva transformação aos moldes de Cristo Jesus.
Então que o dia de hoje seja mais um degrau na viva escadaria da transformação interior aos moldes do amor de Deus, sempre tendo o amor de Cristo Jesus como árbitro de nossos corações.
(Molivars)