Quem perseverar até o fim será salvo

Vamos fazer uma reflexão sobre esse texto cujo foi falado por Jesus. Em que é necessário perseverar para ser salvo? Até o fim de quê? Vejamos!

Há quem use esse texto de Jesus de modo isolado, e queira forçar um significado que lhe favoreça. Assim, diz que é perseverar na sua igreja, amedrontando os seus seguidores de que, se isso não fizerem, se perderão e não terão vida eterna.

Entretanto, isso não condiz com o que Deus propõe e que está registrado nas Sagradas Escrituras. Porque, quando irromper "a grande tribulação" e mesmo antes dela, os templos ficarão vazios e não terão utilidade para reunir aqueles que tinham nele esperança como lugar de refúgio e adoração. E isso já foi previsto por Jesus no episódio que registra o encontro dele com a mulher samaritana no poço de Jacó

Jesus disse a ela que A HORA VIRIA, E JÁ ERA, EM QUE OS VERDADEIROS ADORADORES ADORARIAM NÃO EM JERUSALÉM. Veja:

"Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. João 4:23-26

Ainda hoje há os que fazem romaria para locais tidos como sagrados, para buscar e adorar a Deus, como Fátima, em Portugal; Meca e Medina, consideradas sagradas pelos mulçumanos; Jerusalém, no oriente médio; buscada não só pelos judeus como pelos evangélicos, e cristãos; cidade de Aparecida, no Brasil, buscada pelos católicos.

Também os templos localizados nesses lugares. No Brasil, foi construído um templo magnífico para atrair pessoas para um segmento religioso evangélico, o chamado templo de Salomão, localizado na cidade de São Paulo - Brasil. Também está sendo noticiado a construção de um terceiro templo em Jerusalém, para voltar a ser feito sacrifícios para Deus, embora os sacrifícios que houveram e praticados pelo povo de Israel fossem figuras do que viria a ser cumprido com o sacrifício de Jesus, o qual foi chamado de "o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo". O sacrifício de imolação de animais, oferendas e queima de incenso que for feito depois do sacrifício de Jesus não mais é aceito por Deus, e é até abominável a Ele, veja:

"O QUE MATA UM BOI É COMO O QUE FERE UM HOMEM; O QUE SACRIFICA UM CORDEIRO, COMO O QUE DEGOLA UM CÃO; O QUE OFERECE UMA OBLAÇÃO, COMO O QUE OFERECE SANGUE DE PORCO; O QUE QUEIMA INCENSO, COMO O QUE BENDIZ A UM ÍDOLO: também estes escolhem os seus próprios caminhos, e a sua alma toma prazer nas suas ABOMINAÇÕES. Também eu quererei as suas ILUSÕES, farei vir sobre eles os seus temores; porquanto clamei e ninguém respondeu, falei, e não escutaram; mas FIZERAM O QUE PARECE MAL AOS MEUS OLHOS, e escolheram aquilo em que não tinha prazer". Isaías 66:3-4.

Como disse Jesus, o Pai busca os verdadeiros adoradores, que o buscam em Espírito e em Verdade.

Os templos nem sempre são locais de adoração, senão de glamour, ostentação, centro de arrecadação de valores, centro de comércio, etc.

A perseverança tem que ser na verdadeira doutrina, a qual tem como base A VERDADE, a qual é a lei ou mandamentos de Deus, o Decálogo, e que é A PALAVRA DE DEUS, da qual disse Jesus que quem a guardar nunca verá a morte, pois ela é A VIDA ETERNA. Sl. 119:160 p.parte; v. 142 u.parte; v. 172 u.parte; Jo. 12:50 p.parte.

Portanto, persevere até o fim na verdadeira doutrina, e, assim, você será salvo.

Guarulhos SP, 15/08/2023.

Oli Prestes

Missionário