A vida zoi a vida na plenitude do amor.

A vida e seus aspectos na eternidade do amor.

Quem, pois, tem bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitando, lhe fechar o seu coração, como permanece nele o amor de Deus? (1João 3:17). Este versículo encerra uma preciosa linha de raciocínio.

João com maestria e sabedoria, ele expõe os três tipos de vida que vermos, ser apresentados nas escrituras sagradas. No versículo (14,15), ele cita a vida zoi (ζωή).

O termo Zoi está na qualidade de em não em sua duração como é comum vermos dizer. Ou seja, zoi, é a vida na qualidade da vida com e em Cristo Jesus.

No versículo (16), ele cita a vida psique (ψυχή). Este termo está ligado à vida mental, ao nosso ego, ou seja, ao corpo das nossas emoções, sentimentos e desejos.

E no versículo (17), ele fecha com o termo BIOS (βίος), que está relacionado com a vida física, vida corpórea, e a vida afortunada, ou seja, num dito comum: "uma pessoa bem de vida."

E o que aprendemos aqui? Aprendemos que para ter a vida zoi, devemos compartilhar sem soberba, sem orgulho e dividindo a vida BIOS com os menos afortunados.

Que devemos abdicar do nosso ego egoísta (psique), ou seja, das nossas ambições desmedidas, dos rancores, ódios e assim por diante. E fazer isso em prol dos irmãos, por amor e somente por amor.

E quando entendermos que isso é o certo a fazer, pois nisto consiste a religião enquanto religare, a imagem e semelhança com o Pai. E assim, num tempo certo, estaremos e viveremos a vida Zoi no reino do Pai.

Que cada um se avalie e pratique o ensinamento, sempre tendo o amor de Cristo Jesus como árbitro de seu coração.

(Molivars)

Molivars
Enviado por Molivars em 11/08/2023
Código do texto: T7858690
Classificação de conteúdo: seguro