A LINDA HISTÓRIA DE

NOSSA SENHORA APARECIDA

 

 

Milhões de pessoas seguem os princípios do catolicismo em todo o Brasil. E boa parte deles demonstra devoção a história de Nossa Senhora Aparecida, a Santa padroeira do Brasil encontrada no Rio Paraíba.

Desde então, ela se fez presente no coração dos devotos. Considerada por muitos o maior ícone da fé religiosa no Brasil, traz inúmeras informações e um simbolismo que encanta. Mas, que nem todos os fiéis conhecem, pois não é tão amplamente divulgado quanto os milagres realizados pela santa.

Por isso, neste dia consagrado à Santa,12 de Outubro, estamos contando a história de Nossa Senhora Aparecida, seus feitos, curiosidades e sua basílica. Começa em outubro de 1717 quando Pedro Miguel de Almeida Portugal e Vasconcelos, conde de Assumar e governante da capitania de São Paulo e Minas de Ouro, estava passando por Guaratinguetá a fim de chegar a Vila Rica.

Na ocasião, o povo de Guaratinguetá, empolgado com a visita, resolveu oferecer um banquete de boas-vindas para o governante. E, para isso, seria preciso pescar, embora não fosse época de pesca, e poucas chances de conseguir a grande quantidade de peixes necessária.

Para aumentar suas chances, reza a lenda que os três pescadores escolhidos para conseguir os peixes (Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso) rezaram para a Virgem Maria e pediram sua intercessão diante de Deus para que as santidades lhes abençoassem e tivessem proteção e fartura na pescaria.

Os três, então, foram ao Rio Paraíba e realizaram várias tentativas sem sucesso. Quando estavam quase desistindo João Alves encontrou o corpo de uma imagem da Virgem Maria sem a cabeça e ao lançar a rede novamente ele encontrou a parte que faltava.

Quando a imagem da Santa  se completou, ficou tão pesada que sozinhos não podiam movê-la. Segundo a história, nas próximas redes lançadas voltaram cheias de peixe. Os pescadores  tiveram que voltar às margens do rio cedo, pois corriam o risco da embarcação virar com todo aquele peso.

A pesca farta desse dia foi então, atribuída como o primeiro de muitos milagres da Santa. Nos anos seguintes a imagem ficou na casa de um dos pescadores, Felipe Pedroso, e lá as pessoas podiam visita-la e orar para ela.

Com o tempo, diversas outras intercessões foram atribuídas a Nossa Senhora Aparecida e a fama de seus poderes ficou conhecida por todo o Brasil, de forma que, em 1734, foi construída uma capela para abrigá-la. Contudo a visitação passou a ser permitida apenas em 1745.

Em 8 de setembro de 1904 a santa foi coroada em uma celebração dirigida por D. José Camargo Barros, com a presença de diversos membros da igreja e muitos fiéis. Mas foi só em 16 de julho de 1930 que Nossa Senhora da Conceição Aparecida, nome oficial da Santa, foi proclamada Rainha do Brasil e Padroeira Oficial.

 

De onde vem o manto e a coroa?

Como é de se imaginar, a Santa não foi encontrada com sua coroa e manto característicos. Estes foram presentes da princesa Isabel que visitou o santuário de Nossa Senhora Aparecida em duas ocasiões. Na segunda, em 1888, ano em que assinou a abolição, a lei Aurea, a princesa em pagamento a uma promessa, presenteou a imagem com um manto azul bordado com fios de ouro e uma coroa de ouro cravejada de diamantes e rubis.

Simbologia de Nossa Senhora Aparecida

Existe muito simbolismo por traz da imagem e história de Nossa Senhora Aparecida. A primeira delas esta na meia lua onde os pés da Santa fazem referência a própria lua que reflete o brilho do sol, assim como Maria reflete a luz de seu filho, considerado o “sol do mundo”.

Já a serpente, localizada sob os pés de Nossa Senhora Aparecida simboliza, como você já deve saber, o pecado do mundo que foi vencido por ela que viveu e morreu pura. Ainda na parte de baixo da imagem há um anjinho que representa a morada eterna da Santa ao lado dos anjos e de seu filho Jesus.

Há também o manto azul que representam o céu, e os inúmeros bordados e pedras preciosas que o decoram e que tem a função de demonstrar a soberania de Nossa Senhora Aparecida sobre os céus e a Terra.

Ainda no manto pode ser visto a bandeira do Brasil e do Vaticano lado a lado indicando que imagem está associada a  Igreja Católica, que pertence ao Brasil e que nosso país está sob a Sua proteção. A famosa coroa de ouro, rubis e diamantes, com a qual a Santa foi coroada, e que tem como objetivo mostrar a Sua soberania foi para proclamá-la Rainha do Brasil.

 

Por que essa imagem é conhecida mundialmente?

Entre os motivos são os inúmeros milagres atribuídos à Santa.

A multiplicação dos peixes já citado foi apenas o primeiro deles e a partir de então ocorreram muitos outros. A seguir, estão os seis primeiros milagres:

1.    Milagre das velas

Dizem que em 1733 algumas pessoas estavam reunidas para rezar ao redor da Santa. Em determinado momento, duas das velas que iluminavam a imagem se apagaram e antes que alguém as alcançasse, se acenderam novamente.

2.    Milagre da menina cega

Uma família da cidade de Jaboticabal em São Paulo possuía uma criança cega, cujo sonho era conhecer a Igreja de Nossa Senhora Aparecida. Apesar da distância e dificuldade locomoção, na época, os pais decidiram realizar o sonho da menina.

A duras penas e muita fé eles chegaram à Igreja. Durante a visita a menina disse “Que Igreja linda!". E, a partir daí, passou a enxergar normalmente.

3.    Milagre das correntes

Essa é um milagre de 1850, no qual um escravo fugitivo acabara de ser capturado, preso por correntes e estava sendo transportado. No caminho, ele pediu permissão para rezar em frente a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Depois de alguns instantes pedindo a proteção da santa, as correntes que o prendiam, milagrosamente, se quebraram. Quem o aprisionava reconhecendo o milagre o libertou.

4.    Milagre do cavaleiro sem fé

Um cavaleiro cuiabano, anos passados, ao percorrer pela região de Aparecida, parou para observar os fiéis da Santa, próximos do Santuário. Como não acreditava nos poderes e na história de Nossa Senhora Aparecida, para zombar dos devotos, entrou a cavalo dentro da Igreja. Nisso, a pata do cavalo se prendeu a uma pedra e derrubou o cavaleiro. Este entendeu logo que o tombo era uma prova dos poderes da Santa. Desculpou-se e tornou-se mais  um devoto de Nossa Senhora Aparecida.

5.    Milagre do menino do rio

Um menino e seu pai resolveram pescar em um dia em que a correnteza do rio estava forte, e distraído o filho, que era pequeno e não sabia nadar, caiu no rio e começou a ser levado. O pai então começou a rezar para que Nossa Senhora Aparecida o salvasse. No mesmo momento o rio se acalmou milagrosamente e o garoto parou de ser levado. Foi como se algo o segurasse na superfície e o impedisse de ser afundar ou ser carregado. Então o pai pode trazê-lo de volta ao barco e ambos voltaram para casa, em segurança.

6.    Milagre do homem e da onça

Um caçador ao se aproximar de casa viu uma onça que parecia estar prestes a ataca-lo. Ao notar que não podia fazer nada para escapar, começou a rezar pedindo a intercessão de Nossa Senhora Aparecida e o animal milagrosamente foi embora.

 

Onde visitar Nossa Senhora Aparecida 

Atualmente, a imagem de Nossa Senhora Aparecida está localizada na Catedral Basílica Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, também conhecida como Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.

A capela original, aberta ao público em 1745 tinha 32 palmos de largura e 76 palmos de comprimentos, já a nova basílica idealizada por Benedito Calixto tem mais de 173 metros de comprimento, uma cúpula de 70 metros, mais de 168 metros de largura, 18 andares e capacidade para 45 mil pessoas.

Talvez possa parecer exagero, mas todos os dias 12 de outubro, dia do feriado em homenagem à padroeira do Brasil, a Basílica recebe milhares de visitantes. São cerca de 12 milhões de pessoas, durante o ano. O Santuário está localizado a 189 km de São Paulo na cidade de Aparecida. Lá também há a Capela de São José e a Capela do Santíssimo; além de museus, lojas, mirantes e diversos espaços para contemplação.

Há também a sala das promessas onde é possível deixar objetos e retribuições a todos os milagres e graças obtidas pela intercessão da Santa.

 

 

Autoria do texto é do site: "Piuka"

Copy-desk: Nair Lúcia de Britto

 

PIUKA (Site)
Enviado por Nair Lúcia de Britto em 06/08/2023
Reeditado em 06/08/2023
Código do texto: T7854937
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.