Uma mente sadia guiada pelo amor tem paz.
A mente sem direção, mente nos levando a mergulhar nos medos.
Então lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras; (Lucas 24:45). Este versículo faz parte da narrativa do dos primeiros dias após a ressurreição do Senhor Jesus O Cristo.
Quando estudamos a história e as versões do Evangelho, vemos que após a crucificação de Jesus, os apóstolos e discípulos se deixaram levar pelos medos e desespero. E quedaram sem esperança.
Ao ponto de encontrar e conversar com Jesus e não o reconhecer, foi preciso que o Mestre levasse luz a suas mentes (νοϋν), que estavam perdidas na escuridão das baixas emoções.
Assim se dá conosco, muitos de choramos os mortos, e às vezes o fazemos em detrimento dos vivos que nos cercam. Eis o porquê de Jesus chorar no episódio de Lázaro, pois os vivos se perdiam no desespero do funeral, invés de se ocupar com as vidas à sua volta.
Ou seja, faltavam-lhes o bom ânimo. Muitos vão à igreja e após assistir uma pregação que os e os levam a uma profunda emoção, já no momento seguinte na primeira aflição se deixam levar pelas baixas emoções da mente.
E entendo isso, devemos nos ligar ao Espírito Santo, para que nos ajude a mantermos limpa a nossa mente livre das baixas emoções. E Ele nos ajude na viva transformação do ego aos moldes do amor de Cristo Jesus.
Ou seja, como Jesus já nos avisou: Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. (João 16:33).
Ou seja, quando nos deixamos ser guiados pelo amor de Cristo, que perdoa, cuida, socorre, e promove a viva misericórdia. Não haverá tristeza, ingratidão, morte ou tribulação que nos tiraram a paz (שלום/Ειρήνη).
Que a nossa mente seja sempre guiada e iluminada pelo amor de Cristo Jesus.
(Molivars)