Paraklétos o Espírito que habita em nós.

Paraklétos o nosso Ajudador.

E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós. (Joã 14:16,17). Jesus nos chamou para sermos seus discípulos numa luta cujo as armas são o amor, o perdão e a misericórdia.

Ele sabia que sozinhos jamais entenderíamos ou conseguiríamos sair vencedores desta luta. Então Ele enviou o Consolador. Paraklétos, (παράκλητος), que é, o Espírito Santo (רוח הקודש) Ruach hakôdesh.

E está ligado ao sopro divino, ao defensor, consolador, ajudante e intercessor.

Um paraklétos era quem se chamava para dar testemunho a favor de alguém em um tribunal; um advogado a quem se chamava para defender uma causa; um perito a quem se chamava para aconselhar sobre alguma situação difícil. Também quando alguém se sentia deprimido e desacorçoado, era quem se chamava para aconselhar.

E para os Cristãos, O Espírito Santo é o agente motriz da transformação interior. Quando abrimos nosso coração para a ação do Espírito, Ele reorganiza a nossa desordem interior, na ordem graciosa e amorosa de Deus; e as vidas descontroladas, desordenadas, são modeladas pelo Espírito até que voltem a ter a sintonia real com Deus.

O Espirito Santo nos supre de conhecimento, quando abrimos o nosso entendimento e permitimos a sua ação em nossa mente (ψυχή), começamos a descobrir o que realmente é viver.

E então o viver se torna um constante aprendizado em qualquer campo do pensamento, pois o Espírito, penetra em nossa mente e devolve o real conhecimento perdido após o pecado da desobediência. E as incertezas humanas e as incertezas científicas, se transformam, num conhecimento que promove vida para as vidas.

E por fim, o Espírito Santo nos capacita a reconhecermos, a vermos e a sentirmos a verdade de Deus quando esta se apresenta.

Aqui começamos a compreender que o Espirito Santo é muito mais que o consolador, pois Ele é, o vivo transformador e regenerador da vida daquele ou daquele que que se abre para que Ele habite em seu interior.

Paulo o apóstolo ensinou: Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? (1Co 3:16). Então que neste dia abramos, as nossas mentes e corações para que o Espírito Santo e o amor de Cristo Jesus sejam sempre os árbitros de nossos entendimentos e sentimentos.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 25/07/2023
Código do texto: T7845449
Classificação de conteúdo: seguro