(I) 𝐃𝐨𝐮𝐭𝐨𝐫 𝐞𝐦 𝐓𝐞𝐨𝐥𝐨𝐠𝐢𝐚 𝐪𝐮𝐞 𝐟𝐞𝐳 𝐡𝐢𝐬𝐭𝐨‌𝐫𝐢𝐚 𝐞 𝐪𝐮𝐞 𝐝𝐞𝐮 𝐞𝐱𝐞𝐦𝐩𝐥𝐨 𝐝𝐞 𝐡𝐮𝐦𝐢𝐥𝐝𝐚𝐝𝐞 📖_✍

𝐏𝐚𝐮𝐥𝐨 𝐝𝐞 𝐓𝐚𝐫𝐬𝐨 (☆ 5 - 67 ✞): foi um dos mais influentes escritores, teólogos e pregadores do cristianismo cujas obras compõem parte significativa do Novo Testamento. Um assombroso conhecedor da lei Judaica, era trilíngue; dominava o grego, o aramaico e, o hebraico. O Apóstolo, nunca se orgulho pela sua extraordinária erudição (Fp 3.8).

Também possuía uma formação retórica apurada (At 26.24). Paulo poderia ter empregado as técnicas para a propagação do evangelho, Mais não fez: "Minha mensagem e minha pregação foram muito simples. [...]. Agi desse modo para que vocês não se apoiassem em sabedoria humana, ..." (1 Co 2.4-5 NVT).

Sua formação acadêmica, foi aos pés do Doutor Gamaliel (que era neto do grande educador judeu Hilel), Líder dentre as autoridades do Sinédrio de meados do século I, reconhecido mestre e Doutor da Lei (Torá). Seu doutorado teológico, era igual à dos rabinos. O Apóstolo foi um aluno aplicado e esforçado, ele mesmo declara isso, (Fp 3.6).

O Doutor dos Gentios, deixou um exemplo de humildade: "servindo ao Senhor com toda a humildade e com muitas lágrimas [...], (At 20.19). Paulo levou o evangelho com o mesmo fervor com que levava o judaísmo. Foi perseguido e preso por várias vezes como ele fazia com outros antes, mas não desanimou pois sabia em quem estava sua fé.

O Apóstolo comentou sobre a morte iminente e certa: “Quanto a mim, estou sendo já oferecido por libação, e o tempo da minha partida é chegado” (2 Timóteo 4:6). Mas o Apóstolo não temia sua morte; ele temia pelas pessoas que ainda permaneceriam aqui na terra. Pelas as ameaças que os cristãos ainda teriam de encarar (Atos 20:29). "Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé." (2Tm 4.7).

De acordo com a tradição cristã, Paulo foi decapitado pelo imperador Nero em 64 ou 67 d.C. (Roma). Mas se engana quem acredita que os seus lábios se fecharam com a espada de Nero para sempre. Suas palavras e histórias falam até hoje, nos inspirando a sermos como ele que foi fiel ao seu Senhor até a morte. Que homem incomum foi o apóstolo Paulo! Um verdadeiro espetáculo de Deus entre os homens.

Escriba Cristão
Enviado por Escriba Cristão em 24/07/2023
Código do texto: T7844461
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.