Uma além das baixas emoções.
A verdade de Deus não é relativa.
Mas, quando vier aquele Espírito da verdade, ele vos guiará em toda a verdade, porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará o que há de vir. (João 16:13). Está passagem está relacionada com o agir do Espírito Santo no guiar da igreja de Cristo.
Aqui nós vemos algumas características do Espírito Santos: Ele fala sobre a verdade de Deus. Somente o nosso pensar egoísta é que pode ofuscar e distorcer está verdade. Pois vemos o mundo de dentro do nosso aquário mental, que está cheio das águas turvas de nossas baixas emoções.
E a falta de auto observação, nos impede de vermos e de entendermos a oferta da graciosa verdade e da sabedoria de Deus. A verdade de Deus não é um descobrimento do ser humano , e nem está atrelada às nossas emoções advinda das nossas reações ante as ingratidões e aflições que o viver nos apresenta; ela é um dom de Deus.
Porque ela é a viva verdade de Deus que o Espírito Santo nos entrega. Mediante a auto observação, ou seja, vigiar e orar, (Mat 26:41), e através da transformação interior aos moldes do amor de Cristo Jesus. A verdade de Deus não é algo que criamos mediante os processos cognitivos e mentais, ela advém da viva intimidade com o amor de Cristo.
E quanto mais trabalhamos em prol do amor que beneficia as vidas que nos rodeiam, mais o Espírito Santo nos revela a verdade do Pai. E floresce em nós o fruto do Espírito Santo, que nos revela e nos fortalece nas coisas de Cristo, clareando o seu significado em nós e para nós.
E então todo o pregador, mestre ou líder jamais deve pregar, ensinar sob á orientação do que está sentindo ou passando, porque isso torna o ensino relativo. Todos devem pregar, ensinar e seguir sob a revelação e o guiar do Espírito Santo, pois quando nos submetermos ao amor de Cristo. Deus através do Espírito Santo nos revela a sua verdade.
Aqui aprendemos que a verdade humana é relativa, pois ela pode estar carregada de baixas emoções, mas a verdade de Deus é constante e única, pois se baseia no amor, na sempiterna sabedoria e no serviço em prol das vidas.
Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.
(Molivars).