Regra áurea do ser Cristão.
A regra áurea Cristã; Tudo de bom que queres que nos façam, façamos!
Como quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles. (Luc 6:31). Aqui Jesus nos ensina que a vida deve ser ativa no sentido de praticarmos o amor.
No evangelho segundo Mateus no mesmo sermão do monte ele traz a versão da ordem da por Jesus: Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles; porque esta é a Lei e os Profetas. (Mat 7:12).
Então, eis acima os versículos acima que citam a regra áurea do dever e do bom viver que deveria permeiar toda raça humana.
Outros líderes religiosos e filósofos citaram a forma passiva desta regra, ou seja, o não faça!
– Hilel, na era dos pares Zugot (זוגות). Está era uma era onde as escolas existiam e pares, ou seja, existia a escola de Shamai e a de Hilel.
E Hilel que tudo indica que tenha sido o professor de Jesus disse: “Não faça a outros o que te é odioso. Esta é toda a lei e o resto são explicações.”
E na história da humanidade vemos também outros dizerem a forma passiva:
- Filo de Alexandria o filósofo judeu (Helenista), disse: “Não faça a outrem o que você odeia sofrer.”
– Isócrates, o orador grego, disse: “Não faça a outros aquelas coisas que lhe zangam quando as sofre às mãos de outros.”
– Os estóicos, parte da filosofia que defendia o viver pela razão; tinham uma de suas regras básicas a seguinte: “Não faça a outros o que não quer que façam a você.”
Mas Jesus nos ensina e ordena praticarmos a forma ativa e positiva. Eis o diferencial de um Cristão, eis o diferencial do amor ativo de Deus que permeia toda terra. Ele nos ensina que não se deve viver uma vida de passividade, porque para fazer a vontade de Deus não basta só não fazer mal a ninguém.
Sendo assim, não basta não roubar a ninguém, não ter ódio de ninguém, não prejudicar a ninguém, ou seja, como um bom preguiçoso deitar numa rede e dizer, sou bom, porque não faço nenhum mal. Até porque isso por si só já seria duvidoso.
Jesus nos manda ir além disso tudo para estar com Deus e em Deus, Ele nos ensina que devemos fazer mais e melhor devemos ser, ativos na pratica do amor, que devemos estar sempre prontos a servir mesmo que em detrimento ao nosso tão apreciado descanso, e conforto.
Então que sejamos ativos e nos ocupemos em praticar o amor, o bem e as coisas boas que queremos para nós. Sempre tendo o amor de Cristo Jesus como árbitro de nossos corações.
(Molivars)