Um velho truque
Quem se der ao trabalho de observar, verá que bruxos, videntes, pastores de muitas dessas igrejas evangélicas e pessoas que ensinam métodos milagrosos para emagrecer ou enriquecer se valem de um truque talvez tão velho quanto a própria humanidade: o de só dizer o que a gente quer ouvir. Como disse uma pessoa, quem vai a um cartomante, quiromante ou qualquer tipo de feiticeiro paga para escutar o que quer. Do mesmo jeito é com quem vai a igrejas como a Universal do Reino de Deus ou qualquer outra que prega a teologia da prosperidade ou quem recorre a qualquer método ou chá milagroso que promete que a pessoa emagrecerá vinte quilos em um mês. Também podemos dizer a mesma coisa a respeito desses livros de autoajuda que ensinam como enriquecer, atrair a pessoa ideal ou levantar a autoestima. E, como alguns já observaram, livros de autoajuda só ajudam o escritor a enriquecer.
O que dizer desses cartomantes ou bruxos que prometem que você enriquecerá se fizer um pacto com Lúcifer ou Satanás? Tudo que eles vendem é pura ilusão. Os cartomantes ou videntes de qualquer tipo nunca dirão que você morrerá sem ter conhecido o amor da sua vida, o emprego dos seus sonhos ou que nunca conseguirá enriquecer. E não se engane com esses bruxos satanistas ou luciferianos que, em troca de um pacto, prometem que você realizará qualquer desejo, pois a vida ensina que ninguém enriquece sem trabalhar ou vai conhecer um parceiro amoroso sem se dar ao trabalho de ter uma vida social e formar relações. Emprego não vem bater na porta da nossa casa e a pessoa ideal não cairá de paraquedas no nosso quintal. Entretanto, parece que as pessoas gostam de se iludir porque o que não falta é quem vá a um cigano ou cartomante para ouvir previsões no campo sentimental, pessoal ou profissional. Um outro truque usado por cartomantes e videntes é o de dizer que nossas vidas estão estagnadas por causa de inveja ou porque fizeram macumba com a gente. Então, com certeza, um bocado de gente no Brasil deve estar sendo vítima de mau-olhado para que tantas pessoas estejam enfrentando problemas como desemprego, insatisfação na vida pessoal e desgaste no casamento.
O que podemos dizer de igrejas evangélicas como a Universal do Reino de Deus e tantas outras que iludem os seus fiéis? Os pastores dessas igrejas sabem como enganar muito bem. Se repararmos com um pouco de atenção, veremos que seus discursos não variam. E esse discurso também é usado nessas músicas gospel de cantores como Cassiane, Aline Barros e André Valadão. Quem vai a essas igrejas geralmente está enfrentando problemas e busca algum conforto espiritual. Temos de admitir que nada é mais reconfortante do que ouvir que “Deus vai restaurar sua vida”; “ a vitória pertence àqueles que amam a Jesus” e “Deus tem algo especial para você, Ele vai lhe cobrir de bênçãos”. O que dizer dos dízimos, em que pessoas são induzidas a acreditar que, dando o dízimo, receberão o dobro do que deram? É muito triste ver que pessoas deixam de pagar suas contas ou de comprar comida para si e para seus familiares para não deixar de pagar o dízimo. Pior ainda é no caso dessa fogueira santa da Universal do Reino de Deus. Pessoas perdem bens como carros e até suas casas. Não são poucos os casos de pessoas que passaram a morar de favor nas casas de outros por terem ficado sem ter onde morar. Se repararmos bem, veremos que as pessoas que caem nas conversas desses pastores são fáceis de manipular. Nem sempre elas são ignorantes mas sofreram algum tipo de lavagem cerebral na infância, tendo sido levadas a crer que o que se ensina nessas igrejas é uma verdade absoluta e incontestável.
Por causa dessas ilusões vendidas em muitos desses templos evangélicos (temos que fazer justiça e admitir que nem toda igreja evangélica prega essas ilusões), pessoas não perdem apenas bens materiais, privando-se de uma vida mais confortável. Muitas são as pessoas que perdem anos de suas vidas esperando por bênçãos que nunca vêm. Espera-se que Deus mande o emprego certo, a pessoa ideal ou qualquer outra coisa e, como consequência, a pessoa vê que o tempo passou sem que nada mudasse. Não são poucos os casos de gente que disse que passou anos orando esperando por alguma mudança em sua vida e desistiu de esperar, resolvendo ir à luta e fazer coisas como procurar emprego por exemplo. E o mais triste é que o tempo perdido não pode ser recuperado, pois não há como voltar atrás. Diversas pessoas falam que oraram durante anos em vão esperando que seus casamentos se restaurassem, que seu filho deixasse as drogas ou o alcoolismo, ou qualquer outro tipo de bênção.
Tudo que podemos concluir é que essas igrejas vendem a ideia de Deus como um gênio da lâmpada sempre pronto a atender a nossos pedidos. Eles dizem que seremos grandemente abençoados, que Deus restaurará as nossas vidas e muitos outros tipos de bênçãos, fazendo-nos ficar a esperar que algo maravilhoso aconteça. E, quando vemos que o tempo está passando e nenhuma mudança vem não falta quem diga que tudo é no tempo de Deus e que temos que ter paciência, pois Deus só irá nos dar as coisas no tempo certo, já que o tempo Dele não seria o nosso. Muitas das pessoas desiludidas com essas igrejas evangélicas dizem que, depois que se cansaram e resolveram fazer alguma coisa foi que viram ocorrer alguma mudança em suas vidas. Porém, como podemos deduzir, essas mudanças não ocorreram magicamente. Foram fruto de muito esforço.
Claro que isso não significa que Deus não existe. Significa apenas que essa imagem que vendem dele é totalmente falsa e que não podemos passar nossa vida esperando que um dia nossos problemas se resolvam magicamente ou que aquilo que tanto almejamos apareça de forma repentina. Somos nós mesmos que temos que fazer com que as coisas aconteçam. Aliás, muita gente que acredita em Deus diz que, como Ele nos deu a capacidade , podemos muito bem ir atrás do que queremos, esforçando-nos para conseguir realizar nossos sonhos. O fato de várias pessoas só terem visto algo acontecer nas suas vidas depois que elas decidiram tomar as rédeas da situação também ajuda a derrubar o argumento de que Deus só nos dará o que queremos no tempo Dele. O tempo certo nunca vem para quem não faz nada.
Que podemos aprender com tudo isso? Podemos concluir que temos que tomar cuidado com gente que só diz o que queremos ouvir. Geralmente, pessoas assim só querem nos iludir. E é lamentável ver que esse truque de só falar o que queremos escutar funciona muito bem, mesmo sendo tão velho.