A primeira menção de Cristão.
Cristão aquele que pertence a Cristo.
Tendo-o encontrado, levou-o para Antioquia. E, por todo um ano, se reuniram naquela igreja e ensinaram uma numerosa multidão. Em Antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos. (Atos 11:26). Aqui neste versículo vemos algo que na história cristã se faz deveras interessante. Aqui é citado a primeira vez que, aqueles que professam a fé em Cristo se é chamado de Cristão.
Em Antioquia foi onde se chamou os cristãos (Ξριστιανος Christianos), pela primeira vez. Eles não eram chamados de crentes nem de fiéis pois crentes e fiéis, eram os que criam nos deuses locais, ou que prestavam culto ou serviços nos templos. Até porque ser Cristão é ir além dos ismos humanos, é deixar de lado os eitos e preceitos errôneos e o danoso preconceito religioso.
A partícula iani (ιανi), traz o significado pertencente ao partido de quem participa da mesma ideia, que segue os passos de um mestre, e o nosso Mestre e Senhor é: "Jesus O Cristo".
Sendo assim, Cristãos significam: Os amigos de Cristo. Na verdade, este era um dizer sarcástico, risonho e depreciativo. Mas os cristãos da época tornaram o sarcasmo em uma palavra que todo mundo chegaria a conhecer. E por meio de suas vidas o converteram em um nome que deixou de ser depreciativo para significar coragem, respeito e amor.
E neste tempo de dificuldades devemos lembrar que a vida aqui não é pra ser fácil, pois estamos sendo preparados para habitar num reino onde o respeito, a misericórdia, a coragem e o amor são as caras virtudes. Um reino onde não se trabalha para a própria economia, mas se vive e se alegra com bem estar da coletividade.
Pois viveremos no Pai, o gerador de todas as vidas. E aquele ou aquela que vive na luz só pode querer beneficiar e gerar vidas. Pois foi isso que o nosso Mestre, Senhor e Amigo, "Jesus O Cristo," nos ensinou. E como Cristãos seguimos tendo como árbitro de nossos corações, Cristo Jesus o nosso amigo e Senhor.
(Molivars).