Auto transformação.
Para que haja arrependimento é preciso haver autoconhecimento.
E que em seu nome se pregasse o arrependimento para remissão dos pecados, a todas as nações, começando por Jerusalém. (Lucas 24:47).
Este versículo faz parte da passagem onde Jesus após a ressurreição abre o entendimento dos apóstolos sobre a sua e a nossa missão, mas aqui estudaremos um pouco do que significa arrependimento.
Arrependimento na frase: "μετάνοια για άφεση αμαρτιών;" arrependimento para o perdão dos pecados. Vemos a palavra metánoia que é traduzida do grego bíblico (koiné), por arrependimento, que significa mudança de mente (psique), ou seja, transformação interior.
E para que haja em nós uma mudança ou uma transformação interior se faz preciso que nos auto conheçamos. Ou seja, mediante aos ensinamentos de Cristo nos autiavaliemos e entendamos que somos pecadores.
Pois na forma mais rasa pecado é, tudo aquilo que de forma direta ou indireta contribui de forma perniciosa contra as vidas que nos rodeiam.
Ou seja, o arrependimento está ligado a purgamos do nosso interior todo e qualquer sentimento malicioso, ganancioso, invejoso, rancoroso e egoísta ou iguais a estes.
É fato que nós sozinhos não temos forças para purgar ou sequer reconhecer em nós tais sentimentos. Por isso que Jesus Cristo deixou entre nós o Espírito Santo, Ele nos ajudará a reconhecer e a combater tais sentimentos.
E se faz bem entendermos que todo ensinamento de Cristo é para aplicarmos e nosso interior e em nossa vida, jamais para julgar a vida alheia. Pois o verdadeiro ser Cristão, está na auto transformação aos moldes do amor do Senhor Jesus O Cristo.
Que o amor de Cristo Jesus nos guie em nossa vívida e continua, transformação interior.
(Molivars).