TEOCRACIA

A letra (Y) o IOD é a décima letra no idioma hebraico e outros do ramo semítico, e no nosso alfabeto corresponde a letra (J) que é também a décima. Esta letra Yod é considerada a mãe de todas as letras, ela está ligada a pessoas e lugares indicando uma função real e sacerdotal, hoje dito "uma teocracia". Assim todos os nomes bíblicos como Jeová, Jesus, Josué, José, João, Josias, Joaquim, Jacó, Jeremias , Judá, Jededias (o nome de batismo do rei Salomão)

como também Jerusalém, Jordão e muito mais estão ligados a isto. O nome Jebus, antigo nome de Jerusalém também indica esta teocracia.

Ainda que tais reinos não fossem dos adoradores de Jeová e cultuassem outros deuses.

Assim vemos pessoas como Yetbaal, rei fenício de Tiro e Sidon e sacerdote de Baal , Jezabel, sua filha, princesa e sacerdotisa de Isthar, que se torna rainha ao casar-se com Acabe rei de Israel. Jericó um reino pagão, embora que o termo "pagão " seja uma expressão latina, que se tornou conhecida somente depois de Cristo, para designar camponeses não convertidos ao catolicismo, e que prestavam cultos a deuses do panteão grego/romano, como Saturno e sua filha Ceres, divindades da fertilidade dos campos , em festas como as saturnálias ou paganias, e de quem herdamos a palavra Cereal.

_*Gilberto Martins*_